TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de trabalho

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ARIANE MONTEIRO SANTOS - 1085046 
607 - PEDAGOGIA

RELATÓRIO REFERENTE A VISITA TÉCNICA NA ESCOLA EMEB PROFESSOR PAULO FREIRE

Docente responsável: Professora Evânia Lamarca Palenciano Heto

FRANCA – SP

2013

Introdução

Este relatório refere-se a visita técnica dos alunos com base no conhecimento em “A Escola de Ensino Fundamental e a Acessibilidade na EMEB professor Paulo Freire.

Escola EMEB Paulo Freire

Esta escola está situada na rua Joaquim Emerenciano de Souza, 1102 – Jardim Aviação. Essa escola oferece estrutura para 700 alunos no nível de educação infantil e Educação Fundamental (1º ao 5º ano).

Com o corpo docente formado por 30 professores (15 por período), 08 professores de apoio, 2 professores de recuperação paralela, 3 de Educação Física, 3 professores de músicas. A escola participa como escola modelo do Projeto de Tênis, além do Xadrez em contra turno acompanhado pelo professor. Uma pedagoga educacional, 1 pedagoga para a sala de recursos (sala adaptada para crianças especiais).

Como toda instituição, tem uma diretora, coordenadora pedagogia, uma orientadora, além de duas cuidadoras (especialmente para cuidar das crianças com necessidades especiais), uma secretária e uma escriturária.

Para finalizar 4 merendeiras, 3 ajudantes gerais, 2 inspetores homens e 1 readaptada (funcionária que era ajudante geral, e devido a uma doença foi adaptada para outro setor na escola, atualmente trabalhando na biblioteca).

Essa escola está adaptada para receber qualquer tipo de necessidade especial. Os alunos que já estão sendo trabalhados são no total de 11, sendo eles: 1 síndrome de Down, 1 Autista, 4 PC, 2 Baixa Visão, 1 Deficiente mental intelectual, 2 Deficiência Múltipla.

O espaço físico da escola é composto por uma biblioteca, uma sala de música, uma sala de pro-info com 26 computadores ligados em rede, uma sala adaptada pela empresa Positivo para alfabetização, uma sala de recuperação paralela, uma sala de recursos, uma quadra com vestiário e almoxarifado, pátio com cobertura e refeitório.

No ano de 2012 a escola foi totalmente adaptada para a ACESSIBILIDADE, com as seguintes modificações: implantações de rampas, piso tátil direcional, banheiros e bebedouros adaptados, acervo de material para a acessibilidade (colheres, joelheira, pratos, livros, computadores, jogos educativos de todos os modelos e lousa digital).

A alimentação segue no padrão nutricional com frutas, vitaminas para o café da manhã. Na merenda também é distribuída frutas.

O público desse escola é composto por crianças que moram com a família onde a maioria segue a religião Católica, mas fortemente seguida pela religião Evangélica. Os pais a maioria trabalham nas indústrias de calçados. A maioria são de baixa renda, o pai ou a mãe são detentos (ou ambos) e alguns tem como base os avós.

Apesar de todos os fatores a escola tem uma boa relação com a comunidade e com os recursos, como por exemplo, o trabalho da Fonodióloga da UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende para 40 crianças da escola, além de Psicóloga, Oftalmologista.

[pic 1]         [pic 2]

A escola não visa só o valor da prova, mas também a participação do aluno no decorrer da aula. Tem como slogan a frase “Juntos escrevendo o futuro”, sua gestão é democrática, visando à liberdade com responsabilidade.[pic 3]

Essa escola por estar situada em um bairro de classe baixa faz um trabalho de cidadania exemplar. O investimento na educação principalmente onde ela necessita visa o crescimento da cidade evitando assim o analfabetismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (150.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com