TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Bmw

Artigos Científicos: Analise Da Bmw. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

A desigualdade social é elemento cada vez mais presente no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Este fenômeno tem se caracterizado como marca dos grandes centros urbanos, que são capazes de congregar, em uma mesma localidade, diferentes grupos sociais com interesses econômicos, políticos e sociais antagônicos. Os problemas que os centros urbanos enfrentam, alcançam dimensões cada vez maiores, principalmente nas periferias.

O vídeo é claro e relata impactos causados pela recém-chegada de uma BMW vermelha, em uma comunidade carente, onde membros da família premiada não sabem o que fazer e como lhe dar com aquele presente, para eles o presente não ajudou em nada.

Neste processo, o mundo material (BMW) para essa família não é valorizado, para eles o presente que eles ganharam tornou-se apenas uma mercadoria de alienado e estranhado dos meios e do produto recebido pelos condicionantes materiais e sociais do capital, o que desqualifica o entendimento de que o próprio presente é o produtor e reprodutor das condições objetivas para a concentração de riqueza, mas que não ajudou a sanar nenhuma das dificuldades financeiras e ou outros demais problemas que a família enfrentava naquele momento, ao contrário trouxe outros como: ter que arrecadar dinheiro da comunidade para colocar combustível na BMW, não ter local para guardar o veiculo tanto que danificou com o passar dos anos exposto ao sol e a chuva.

Num contexto onde as diferentes reivindicatórias da comunidade cedem espaço para ações solidárias da família humilde, como para proteger a própria família e pessoas da vizinhança da chuva, o veiculo transformou-se em local de descontração para as pessoas e crianças da comunidade em geral.

Apesar de terem sido comtemplados com este presente de grego, elas tiveram seu espaço principal, estes indivíduos eram seres humanos como outros quaisquer, com inúmeras necessidades, próprias da região de acelerado desenvolvimento físico, psíquico, moral, intelectual, interacional, afetivo, entre outros. Raramente o espaço que ocupam na sociedade, traz subsídios adequados para o enfrentamento, com um mínimo de sucesso, desta etapa da vida em direção à construção do indivíduo pleno e cidadão. E foi o que aconteceu tudo acabou e elas não tiveram a oportunidade de usufruir do presente.

Porém, em nossa sociedade temos a necessidade urgente de intervenções direcionadas diretamente às consequências da ineficácia político-social da estrutura de nosso país, sendo as políticas de atenção às pessoas que moram nos grandes centros urbanos e periféricos, há uma necessidade no intuito de amenizar esta realidade, representando outra possibilidade de vida para estes sujeitos que vivenciam este fato.

No caso da BMW vermelho não houve uma iniciativa de enfrentamento da problemática e o que poderia ser feito por parte do Serviço Social da comunidade já que o compromisso do Serviço Social é sempre garantir e verificar alternativas para viabilizar os direitos das pessoas. Acolher uma determinação institucional no caso de conferir se havia algum direito por parte daquela família. Pois esse é um dever ético, de todo cidadão, e colocar em pratica. No entanto, quando não há cumprimento de direito (já que foi um presente e este seguia com algumas regras impostas pela empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com