TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO VIDEO: BMW VERMELHO

Artigo: ANALISE DO VIDEO: BMW VERMELHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma pequena análise crítica do filme curta metragem BMW vermelha fazendo uma interface com as demandas posta para a profissão de Serviço Social e relacionando com os problemas encontrados em meu município ou região.

O filme supracitado retrata a desigualdade social que existe no mundo contemporâneo principalmente nos países subdesenvolvidos onde a má distribuição de renda e a falta de oportunidade de educação geram bolsões de pobreza principalmente nas periferias dos centros urbanos, onde a violência aumenta cada dia.

Nosso objetivo é utilizar o filme como um pré-texto para explicitar questões candentes do capitalismo. Pois, entendemos que nesta trama fílmica se expressam dilemas cruciais do estágio crítico do desenvolvimento capitalista.

2 DESENVOLVIMENTO

O filme BMW vermelho nos faz refletir sobre a sociedade capitalista sob o viés das desigualdades sociais, onde de um lado esta a sociedade rica que oferece como premio um carro importado que não possa ser vendido nem trocado por dinheiro e de outro lado esta uma família que vive na linha de extrema pobreza que por ironia do destino ganha o premio cujo regulamento cheio de regras não pode ser quebrado.

O filme mostra de forma descontraída aquilo que é recorrente na sociedade capitalista. Pois, as pessoas não recebem o que querem e/ou necessitam e sim o que estado burguês pretende dar como um favor.

As pessoas na verdade querem empregos, dignidade, respeito. Porém, recebe cestas básicas, bolsa família, e outros “benefícios” que na verdade deveriam ser exceção, mas, acaba por se tornar a regra resultante da ineficiência e ingerência do Estado “provedor”.

Pois, vemos no filme que aquela família na precisava de uma BMW, mas sim de moradia, saneamento básico, emprego etc. O dinheiro da venda daquele carro seria o suficiente para eles comprar o necessário para viveram com dignidade. Mas assim como no capitalismo imperialista ninguém faz o que quer, mas vive sob a égide do controle excludente. Que exclui as pessoas das decisões sobre suas próprias vidas.

A verdade é que uma minoria controla uma maioria em todos os aspectos da vida. Somos controlados de várias formas, pelo sistema financeiro e bancário, pela política, pela polícia, pelas religiões, pela escola, pela família com a ideia que para “vencermos na vida”, temos que estudar tirar boas notas, conseguir um bom emprego e viver limitado por um salário, e contentar-se bem mais lá na frente com uma aposentadoria, ou seja, o roteiro já está pronto pra todo mundo, é só seguir e ser feliz, mas, infelizmente não é o que vemos acontecer na “realidade”, não é mesmo?

Eu penso que a essência de tudo o que se mostra no filme é a regra de não poder vender o carro. Do que adianta ter um carro que custa milhões, mas não sei dirigir, não tenho dinheiro para mantê-lo e não tenho comida na mesa. Essa regra é bem típica do capitalismo que impõe para as pessoas as suas regras subliminarmente, excluindo a maioria das pessoas das decisões coletivas.

A pergunta sugerida pela discussão acima é, como o Assistente Social poderá desenvolver suas técnicas de trabalho no meio desse “vulcão social” promovido pelos fatores que patrocinam as desigualdades sociais.

O Assistente Social atua preponderantemente em um território tenso e desigual por isso deve entender e encarar as situações dentro de um contexto maior, levando em conta os acontecimentos históricos, reproduzidos ao longo do tempo atingindo principalmente aqueles mais fragilizados. Entretanto não é intenção do Serviço Social eliminar o sistema capitalista, mas contribuir para uma sociedade capaz de ser muito, mas justa e igualitária.

Como se sabe um dos princípios éticos do Assistente Social:

Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática. (BONETTI, [et al] 2010 p.217-218).

Desse modo, se faz necessário que o Assistente Social conheça e compreenda a realidade e o próprio objeto de trabalho profissional, no qual estão expressas as trajetórias de vida e os significados dessas vivências para os sujeitos, sendo fundamental para impulsionar mudanças.

Além do embasamento técnico, ser um bom negociador é fundamental para desempenhar bem o papel de assistente social. É preciso ter habilidade para se comunicar com diversos públicos. Pois, cada pessoa tem uma linguagem diferente (no caso da BMW então, são dois lados totalmente diferentes: uma família humilde da classe baixa e por outro lado alguém que deixou bem claro as regras impostas por alguém oriundo da sociedade capitalista) e ela é um dos nossos principais instrumentos de trabalho. É importante desenvolver uma grande capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com