TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Familia Conteporania

Casos: Analise Da Familia Conteporania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

Tema: Uma analise da família contemporânea

ROSANE FAGUNDES DOS SANTOS

TEMA

Uma Análise da Família Contemporânea.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos, Teóricos, e Metodológico do serviço Social ll.

Profs. Adarly Rosana, Lisneia Rampazzo, Márcia Bastos e Sergio Goes

SUMARIO

1 Introdução .................................................................. 4

2 Desenvolvimento

1 - Tipos de família e de arranjos existentes na sociedade; ............. 5

2 - Arranjos de família existente na sociedade contemporânea e analise critica sobre a mesma .................................................................................. 6 e 7

3 – Valores que fundamentam a família contemporânea .................. 7 e 8

4 - Chefia familiar feminina nas famílias monoparentais em situação de extrema pobreza ................................................................................................ 8 a 12

3 Conclusão .................................................................. 13

4 Referências bibiograficas .......................................................... 14

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o número de famílias cresceram, seu principal provedor a mulher é apontada pelas pesquisas e estudos como a principal responsável em chefiar esta família. Família feminina, domicílio chefiado por mulheres de família, cabe lembrar que o ponto comum neste estudo, que foi o critério aqui adotado para configurar o universo da pesquisa, e a responsabilidade com o sustento econômico destas famílias por parte das mulheres, ainda mais quando a principal renda são das transferências de benefícios efetuados através de programas.

Especialmente nas relações intergeracionais e de intimidade a família contemporânea passa por mudanças, caracterizadas pela maior expressão das buscas e dos afetos de autonomia dos seus membros. Ao longo dos tempos, tal questão está entre os que mais têm causado polêmica. As diversas posições sociais e políticas fazer referências a ela, existindo quase sempre uma preocupação em tudo o que lhe diz respeito. Para muitos, a família, como instituição, está relacionada ao conservadorismo, outros a consideram um recurso para a pessoa e para a sociedade, por inserir o indivíduo em situações fundamentais da constituição e da identidade.

Fica claro o papel central da família em atividades fundamentais da constituição e da formação dos vínculos afetivos com os pais (filiação, com irmãos (fraternidade), avós e tios, conjugues) etc. quais possuem repercussão para o desenvolverdes a personalidade. Além das mudanças e transições mais importantes do ciclo de vida da pessoa são processos relativos ao contexto familiar, como podemos apontar o caso do casamento, da maternidade, da paternidade, do envelhecimento e da morte.

Tudo muda com avanços principalmente da tecnologia e das idéias de pessoas que estão em constantes mudanças. Um dia você defende e acredita em uma coisa outro dia defende outras.

O projeto familiar moderno tem gerado muitas discussões, como exemplos, suas novas configurações e a educação dos filhos. A história mostra que houve um longo percurso para chegarmos aos modelos atuais.

2 DESENVOLVIMENTO

Tipos de família e de arranjos existentes na sociedade

Com o passar dos tempos o conceito de família foi se modificando, pois se olharmos como era a formação da mesma alguns anos atrás nos deparamos com uma composição familiar que seria: Pai, mãe e muitos filhos onde o homem seria o chefe da família responsável pelo sustento da casa, e sua palavra nas decisões seria dada como ultima e soberana, os filhos e a esposa acatavam e respeitava mesmo contrariados, a esposa seria a responsável pela arrumação da casa e criação dos filhos sempre privada de dar sua opinião em negócios e trabalhar fora era um sonho distante, os filhos por sua vez eram criados dentro de uma disciplina rígida que conseguiam entender somente com o olhar o que os pais queriam dizer. Nos tempos de hoje podemos perceber as diversas formações familiares; a família nuclear deixou de existir e passou a ser a monoparentais e outras muitas nomenclaturas, aquela composta por vários membros de uma mesma família ou apenas parentes mais íntimos, na relevância da categoria família no contexto das mudanças ocorridas no ao decorrer dos tempos no plano socioeconômico e cultural da sociedade capitalista entender a família como um processo social em construção e mudança, destacamos os novos "arranjos" e "composições" familiares desmistificando os conceitos e pré-conceitos estabelecidos ao longo da história. Os diversos tipos de família encontrada na sociedade sem laços de consanguinidade, unidas por laços afetivos independentemente de sua organização, é um espaço inicial que se tem para exercer a cidadania. Onde se pode constatar o crescimentomo famílias monoparentais, sobretudo, matrilineares; como também o de compostas por casais homossexuais e recompostas, estas resultantes da união de pessoas separadas e divorciadas. Christine Collange em "Defina uma família!" cita várias denominações à estes novos arranjos familiares.

... família "casulo", família "disneilândia", família "clube", família "moderna", família "tradição", família "cepa",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com