TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Projeto Politico Pedagogico

Artigos Científicos: Analise Do Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  1.718 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

E Pode se observar no Portal da Educação Institucional que o Projeto Político Pedagógico é um documento elaborado e produzido como resultados do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar a fim de organizar e planejar trabalhos administrativos-pedagógicos, buscando soluções para os problemas diagnosticados.

O Projeto Político Pedagógico além de ser uma obrigação legal, deve traduzir a visão, a missão, os objetivos e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela instituição escolar.

Pode se identifica no Portal da Infoescola que o projeto é um esforço temporário empreendido cujo o objetivo é criar um novo produto, serviço ou processo educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas, são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

Pode se entender que o Projeto Político Pedagógico possibilita aos membros da escola uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos.

Pode se afirmar que o projeto é baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostram o eixo de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade escolar.

O Projeto Político Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios e reunir pessoas na sua construção e execução.

Identifica-se que o projeto serve para dar suporte a equipe gestora de uma instituição, sendo o guia do professor e ponto de referência do aluno, onde as metas dos mesmos estão aplicada.

Observa-se no Portal Aprendizes Virtual que o projeto busca ultrapassar a mera elaboração de planos, que só se prestam a cumprir exigências burocráticas.

Afirma o Portal Pedagogia Webfactional que o Projeto Político Pedagógico é uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso todo projeto pedagógico da escola é, também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político, e com interesses reais e coletivo da população majoritária.

Na dimensão pedagógica reside uma possibilidade de efetivação onde a intenção da escola é de formar cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico no sentido de definir ações educativas e as característica necessárias as escolas de cumprirem seus propósitos e suas articionalidade. (SAVIANI 1983, P. 39)

A participação do professor na construção do projeto político pedagógico é de importância, pois é ele quem conhece as necessidades da escola.

A participação do professor na construção do projeto político pedagógico, nem sempre é efetiva pelo fato de as escolas quase sempre manter os mesmos projetos, durante anos, não considerando as mudanças que ocorrem na sociedade. Os professores assim como as escolas permanecem com sua prática, muitas vezes ultrapassados, alienando-se diante da realidade em que eles e seus alunos estão inseridos e sem consciência da complexibilidades do trabalho que fazem, também por isso acaba sendo banalizada a tal ponto que qualquer um pode fazê-la. (Afirma o Portal Diagonal Denise Marques Rios, Neide Pena Cária).

2 DESENVOLVIMENTO

Percebe-se por meio de pesquisas que o projeto político pedagógico é construído com a participação coletiva da escola desde aluno, diretor e toda comunidade escolar pois só assim o projeto se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências a curto, médio e longo prazo segundo Paulo Roberto Padilha” Diretor do Instituto Paulo Freire em são Paulo.

Envolver a comunidade nesse trabalho é compartilhar a responsabilidade de definir os rumos da escola é um desafio e tanto. Mas o esforço recompensa:

Observa-se que um o projeto político pedagógico bem elaborado e estruturado, a escola ganha uma identidade clara, e a equipe segurança para tomar decisões.

Portanto percebe-se que quando o professor conhece o projeto ele tem noção com o que está lidando e quais metas a equipe busca alcançar com as expectativas propostas pelo projeto. Tem que se conscientizar que o projeto político pedagógico é um documento vivo que precisa estar sendo analisado, conhecendo esse material o professor terá um guia de percurso em mãos, trabalhando os itens elaborados para formar cidadão crítico consciente e participativo condutor de ideias capazes de surtir um efeito prático diante da sociedade.

Pode se identificar que o professor que está por dentro do projeto entende que a escola é o local para iniciar uma proposta inclusiva, um espaço de compromisso e responsabilidade com uma sociedade democrática e livre para todos os alunos e não para alguns. Não existe receitas e nem modelos de professores, cada um deve se organizar de modo a enfrentar medos e incertezas, preconceitos, dificuldades e sobretudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com