TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DA ESCOLA: Análise da entrevista, diversidade, inclusão e Projeto Político Pedagógico

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

PROPOSTA DA ESCOLA:

Análise da entrevista, diversidade, inclusão e Projeto Político Pedagógico

Jacobina-BA

2014

[pic 7]

proposta da escola:

Análise da entrevista, diversidade, inclusão e Projeto Político Pedagógico

Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR -  Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.

Profª Edilaine Vagula;  Sandra Vedoato; Vilze Vidotti;  Cyntia Simioni;  Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves

Tutor de sala: Sergio de Paula

                Jacobina-BA

2014

  1.  INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta da escola expressa no Projeto Político Pedagógico quanto à diversidade e ao processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais.

Os dados foram coletados a partir de um roteiro de entrevista, buscando auxiliar no levantamento de aspectos que possibilitassem, a partir das respostas do entrevistado, verificar como tem sido trabalhada a organização física e pedagógica da escola pesquisada. A entrevista contemplou perguntas abertas voltadas para o entendimento de como essa escola estava lidando com a diversidade e a inclusão desse alunado, em relação: ao projeto político-pedagógico; o programa de informação e sensibilização voltada para a comunidade escolar;

A inclusão é um aspecto que precisa está presente no cotidiano e em todas as instâncias do convívio em sociedade, seja na família, na escola ou na comunidade em que vive de maneira digna evidenciando suas potencialidades e minimizando suas dificuldades, tornando-o o, mas independente possível.

A idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse princípio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de garantir o acesso e a participação de todas as diversas oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo e/ou grupo social (BRASIL, 2004). A educação conduz ao conhecimento e à formação humana e, por isto, interage com a sociedade.

O benefício da inclusão escolar não é apenas para crianças com deficiência, é efetivamente para toda a comunidade, porque o ambiente escolar sofre um impacto no sentido da cidadania, da diversidade e do aprendizado.

Deve, portanto a educação aceitar a inclusão de todos como sujeitos de sua autonomia, na manutenção de suas crenças, valores e individualidade.

 

  1.  DESENVOLVIMENTO

A educação Inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais, embora com legislação bastante apropriada, ainda passa por grandes dificuldades em sua concretização, sendo que é preciso ter claro o conceito de inclusão que fundamenta o projeto político pedagógico de cada sistema educacional.  

A nova concepção da educação de pessoas com necessidades educacionais especiasis na perspectiva da escola inclusiva, põe em evidência a urgência de uma reestruturação política, filosófica e estrutural do ensino regular.

A escola, para ser considerado um espaço verdadeiramente inclusivo, precisa ajustar-se ao seu contexto real, respondendo aos desafios que se apresentam. Dentre estes, podemos destacar que um dos desafios que se colocam frente à escola para que se encaminhe a uma educação de qualidade é a reelaboração de seu projeto político-pedagógico para quebrar barreiras sólidas em torno da inclusão social, de forma autônoma e participativa. De acordo com a Coordenadora, apesar de existir na escola uma Sala de Recurso Multifuncional para o atendimento Educacional Especializado-AEE, alguns professores têm dificuldades em trabalhar com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, pois requer uma construção coletiva de saberes, ou seja, os mesmos sentem–se totalmente despreparados para lidar com essa inclusão; Outra dificuldade apontada pela educadora é a super lotação das salas de aula.

Portanto, no contexto da escola campo desta pesquisa, observou-se que os educadores necessitam de mais informações que valorizam o saber de todos os profissionais da educação no processo de inclusão. É imprescindível, portanto, investir na criação de uma política de formação continuada para os profissionais da educação.

A proposta de inclusão escolar constitui, portanto, uma proposta politicamente correta que representa valores simbólicos importantes, condizentes com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, e um ambiente educacional favorável. Impõem-se como uma perspectiva a ser pesquisada e experimentada na realidade brasileira, reconhecidamente ampla e diversificada (BRASIL, 2001, p.17).

 CONCLUSÃO

        Com este trabalho pôde-se e refletir quanto às propostas educacionais que garantem “educação para todos” nesse processo chamado inclusão.  Sabe-se que a educação é o alicerce para o desenvolvimento de qualquer cidadão, e que é fundamental incluir este aluno com diversidade e necessidades educacionais especiais e garantir a possibilidade de seu crescimento, mas lembrando de que isso só é possível quando há professores e comunidade envolvidos e realmente comprometidos com a educação.

É importante entendermos o Projeto Político Pedagógico como um instrumento norteador das ações educacionais, redimensionado em função das necessidades e dificuldades que surgem no bojo das relações que se travam no cotidiano escolar. Precisa, pois, ser dinâmico e flexível, ajustando-se ao tempo, ao espaço e às pessoas que constituem o ambiente escolar.

Portanto, a educação inclusiva requer interação entre os envolvidos no processo educativo, visando à totalidade, numa perspectiva global que contemple todos os alunos em suas diversidades e necessidades individuais; isso requer uma proposta curricular articulada com a realidade tendo como resultado a aprendizagem significativa, para a formação de um cidadão consciente a exercer a cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com