TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do projeto politico pedagogico

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Marco situacional

  1. Que aspectos da situação global (sócio-econômico-politico-cultural-educativa...) chamam a atenção, hoje, no Brasil e na América Latina?

O desemprego está bem visível na sociedade hoje.

  1. Cite (e comente) algum ponto positivo e algum ponto negativo na situação global do mundo de hoje.

Encontramos muitas pessoas generosas, que olham pessoas com dificuldade e ajuda, e vemos outras por ai que não está nem ai para o seu próximo que só enxerga o próprio umbigo e os seus lucros.

  1. Dentre as tendências de sociedade, hoje, quais as que mais chamam a atenção? Por que chamam a atenção?

A tendência hoje é o consumismo, isto chama muito a atenção, pois tem gente que fica sem comida em casa mais não deixa de comprar uma modinha.

  1. Quais os valores preferenciais na sociedade de hoje? Como essas preferencias se manifestam?

Hoje os valores são o consumismo e o capitalismo e podemos ver isto a todo momento em todo o lugar, propagandas incentivando a compra de sempre mais.

  1. Qual lhe parece ser a explicação dos males da América Latina e do Brasil?

A corrupção e o comodismo dos políticos, pois deste a formação destes países já começaram com a corrupção dos nativos.  

B)      Marco Doutrinal

  1. Qual é o modelo da sociedade (uma ou duas características, explicitando-as) que deve servir de rumo a nossos passos?

O CMEI que analisei busca atender à comunidade de baixa renda familiar e está localizado em um bairro onde mães e pais trabalham fora, empregados em residências e comércios. A violência registrada no bairro e faltam atividades e áreas voltadas para o lazer. A maioria das ruas não é asfaltada, não há rede de água e esgoto, e a eletricidade, serviço de correios e telefonia existem de forma muito básica.

  1. Que visão do homem deve fundamentar nossas opções sobre o próprio homem e sobre a sociedade? Ou: Como se caracteriza o ser humano?

Caracteriza-se de forma simples e humilde, uma realidade onde a precariedade é predominante.

  1.  Em que se fundamenta um ideal de sociedade participativa, democrática e justa? Ou: Como se caracteriza a justiça, a participação e a democracia?

Ela pode ser caracterizada simplesmente pelo fato dos professores, coordenadores e diretores levar em consideração a realidade de seus alunos, mostrando-os que é possível ter uma vida digna mesmo com tão poucas condições, auxiliando a família e fazendo-os mas participativos da vida de seus filhos.

  1. Quais as características ideais da pessoa humana em geral? (Cite uma ou duas) Comente estas características, justiçando a escolha.

Uma característica que acredito ser muito importante é um educador consciente e observador, pelo fato de que para educar você deve estar sempre ligado a realidade de seus educandos, para que assim aja uma educação produtiva, aulas participativas e dialogadas, respeitando as diferenças do meio e auxiliando no seu desenvolvimento e interação de todos.

  1. Que valor(es) deve(m) estar presente(s) numa sociedade humana? Comente o(s) que indicar, fundamentando o porquê de sua presença e relacionando-o(s) com outros.

O respeito ao próximo. Respeitar a diversidade cultural, de gênero, raça, cor, isto é fundamental quando se trabalha com pessoas, e que tenham uma preocupação com a formação continua e responsabilidades de suas atribuições.

  1. Que postura esperamos do homem diante da sociedade?

Que tenham uma consciência do seu papel de agente transformador.

  1. O que significa ser o homem sujeito da história?

Que ele acredite que mesmo com tanta diversidade de mundo, que se ele estudar e batalhar, se esforçar mesmo terá uma vida melhor e mais digna, mais isso dependerá do quanto ele batalhar e de suas escolhas, se serão certas ou erradas.

  1. O que motiva o ser humano a tornar-se um agente de transformação?

O fato de querer ver (ou ter) um mundo melhor.

  1. Como cada homem pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa?

Quando ele for mais participativo e interativo na sociedade em que se encontra, quando se conscientizar no seu papel de pessoa no mundo.

  1.  Marco Operativo

  1. O que significa educação libertadora? Em que está baseada?

A educação teria o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Seria uma práxis educativa capaz de libertar o homem de toda situação de opressão, ao qual se encontra sujeitado, através da libertação de sua consciência, tornando-o um sujeito critico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva. Nos estudos de Paulo Freire

  1. O que significa educação voltada à realidade: que características terá tal educação?

O CMEI procura dar condições para o educando desenvolver suas próprias potencialidades, partindo da realidade, aproveitando todas as direções, ampliado os conhecimentos adquiridos do aluno e da própria sociedade, trocando idéias e seguindo a educação em todos os sentidos. Liberdade com coerência e responsabilidade. Desta forma, será uma Educação voltada para a realidade, aberta e participativa, que se dispõe a mudanças e transformações.

Uma das opções, é cultivar o gosto pela leitura, para desenvolver o senso crítico, a responsabilidade e a cidadania, valorizando também o conhecimento do aluno e gradativamente acrescentando o que ele necessita aprender. Temos com isso o ideal de que a escola seja realmente transformadora, semeadora da união, envolvendo também a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (301 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com