TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Risco em uma Copa do Mundo

Por:   •  28/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 3

Análise de ameaças, vulnerabilidades e riscos em uma copa do mundo.

 VULNERABILIDADE

Analisar se o país apresenta vulnerabilidade contra ataques terroristas ou qualquer outro meio que possa afetar o evento.

AMEAÇA

Existência de um evento mundial que pode ser alvo de ataques terroristas ou grupos criminosos.

RISCO

 Elevado risco.

HIPÓTESE

Ocorrência de um atentado terrorista durante a Copa do Mundo

DANOS

Interrupção do evento e ameaça à integridade física dos expectadores.

PONTOS FORTES

 Experiência na realização de eventos esportivos internacionais. Participação e integração da população.

PONTOS FRACOS

Probabilidade de propagação de vírus e disseminação da pandemia. Baixa percepção do risco por parte de autoridades governamentais. Facilidade para a obtenção de dinheiro. Facilidade para a obtenção ilegal de armas e explosivos. Possibilidade de obtenção ilegal de material radioativo.

IMPLANTAÇÃO DE CORREÇÃO

Aplicação de medidas preventivas contra o avanço do corona vírus. Instituir unidades especiais de combate ao terrorismo.  Intensificar medidas que dificultem a entrada ilegal no País. Monitorar pessoas suspeitas de ligação com grupos terroristas. Monitorar quadrilhas que comercializem armas e explosivos. Investigar o comércio ilegal de material radioativo no País.

 ANÁLISE DO RISCO

Neste caso de assumir o risco deve-se considerar que a ocorrência de um atentado durante o evento poderia implicar em danos financeiros elevados decorrentes de inúmeras indenizações, repercussões negativas para a imagem do país, questionamentos sobre futuros eventos, entre outros.

Não assumir o risco implica em arcar com os custos de implementação das medidas corretivas propostas anteriormente.

CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AO LEVANTAMENTO.

        Durante a realização de um evento de grande porte, como uma Copa do Mundo, é de fundamental importância a implantação de um grupo específico voltado a análise de vulnerabilidades e riscos, tendo em vista as possíveis pontos fracos em um evento desse porte. Em meio a uma pandemia e uma polarização política mundial, os cenários esperados não são os melhores possíveis para o bom andamento de um evento dessa magnitude.

        Sabendo da expansão de grupos terroristas em todo mundo, um pais que sedia uma Copa do Mundo é um alvo em potencial para esses grupos, pois os olhos de todo o planeta estão voltados para o evento. Nos dias atuais não é qualquer país que tem plenas condições de realizar uma Copa do Mundo, pois como falado anteriormente, é necessário uma estrutura sanitária de primeiro mundo, bem como uma segurança organizacional voltada ao combate e prevenção de ameaças, risco e vulnerabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com