TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  9/5/2015  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

A antropologia tem como fundamento o entendimento do homem por completo, biológica e socioculturalmente e a compreensão da existência humana ao longo do tempo e suas diversidades culturais. São notáveis suas aplicações na ciência social, que consiste no conhecimento do homem como indivíduo pertencente a um grupo social organizado; ciência humana, que objetiva conhecer o homem como um todo: suas crenças, costumes, sua história e linguagens; e ciência natural, que estuda a evolução humana.

Considera-se o homem um ser humano pelo fato de ser racional, um ser "aprendente" (possui uma capacidade ilimitada de desenvolver aprendizados em sua vida cotidiana), e simbólico, pelo fato de seguir determinados comportamentos que são criados ao longo do tempo pela sociedade. O estudo da cultura produzida pelo ser humano em diversas sociedades é o foco da ciência antropológica.

Dentro da antropologia tempos alguns campos de estudo principais, que são divididos entre: antropologia biológica (expressa as características biológicas do homem no passar do tempo e em diferentes lugares); antropologia pré-histórica (busca reconstituir e entender culturas do passado que já foram extintas há muito tempo); antropologia linguística (compreende a expressão das experiências humanas por meio da linguagem escrita, oral, meios de comunicação, cultura audiovisual, entre outros); antropologia psicológica (estuda o funcionamento da capacidade psíquica do homem); e antropologia cultural (estudo do ser humano como um ser cultural).

Para concluir sua pesquisa e chegar a uma análise conclusiva de determinado assunto, o antropólogo passa por três etapas de pesquisa: a etnografia, etnologia e a antropologia cultural. A etnografia é a fase em que se faz a observação e a análise dos grupos humanos e tem como objetivo reconstituir seus modos de vida, incluindo uma descrição detalhada de seus costumes, gestos, expressões corporais, hábitos alimentares, etc. A etnologia é o momento em que pesquisadores antropólogos recorrem aos dados adquiridos na etapa anterior e desenvolvem uma primeira interpretação e análise cultural. A antropologia cultural é o terceiro e último passo da pesquisa, e refere-se a uma análise conclusiva do comportamento cultural do homem.

Desta forma, podemos atribuir à antropologia extrema importância no que tange ao conhecimento de outras sociedades e o comportamento de seus indivíduos, destacando a alteridade, ou seja, o estudo sobre o outro, que se revela muito importante até mesmo para entender à nós mesmos e a origem de nossos comportamentos perante a sociedade em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com