TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Artigos Científicos: Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: DIREITO

Professor: Jaci Rocha Gonçalves

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Sabemos que a pesquisa de campo constitui-se como uma das principais formas de se pesquisar um determinado grupo humano. No caso do vídeo, essa tribo possui uma característica bastante diferenciada. A pesquisa de campo pode ser talvez, uma atitude bastante ousada nesse caso. Com base no vídeo assistido e nos estudos realizados para essa disciplina, descreva quais seriam as vantagens e as desvantagens de uma pesquisa de campo naquela tribo indígena. (mínimo 15 linhas)

Assista ao vídeo indicado:

http://www.youtube.com/watch?v=6QyBeVpHdVg

Resposta:

Bom, para começar se houvesse uma pesquisa nessa tribo, iria gerar muitos conflitos com os índios, que até então não obtiveram nenhum contato com “homens brancos”, outras pessoas, não seria nada fácil. E ainda mais iria mudar totalmente o modo de vida daqueles novos habitantes, haveria muitos “curiosos”, para poder conhecer cada um, modo de vida, maneira de agir, alimentação e como são os tratamentos de doenças.

Então as vantagens que teríamos seriam uma nova forma de vida, de viver, hábitos diferentes, como eles vivem que são em malocas que é um tipo de cabana comunitária utilizada pelos índios, cada tribo tem sua própria espécie de maloca, com características únicas que ajudam a distinguir um povo do outro. A alimentação, que eles mesmos cultivam como macaxeira, milho e banana, conforme o vídeo que assistimos.

As desvantagens, que agora eles não estão mais sozinhos, vão aparecer pessoas querendo estudar essa área, estudar seus hábitos, sua cultura.

Então, como estão fugindo da destruição por madeireiras que ocorriam no lado peruano onde viviam, e vieram para o Brasil, até já construíram suas malocas, pois precisam de um bom lugar para viver, e parece que aqui no nosso Brasil que estão querendo ficar.

Referencias: Vídeo no youtube recomendado e wikipedia.org.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com