TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Casos: Antropologia Cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  630 Visualizações

1. A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em:

<http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>.

Acesso em: 27 mar. 2014), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

Resposta:

A palavra antropologia vem do grego anthropus que significado homem e logos que significa estudo. Consequentemente, estudo do homem. Considerada também uma ciência que estuda a origem, evolução, costumes e instituições culturais da espécie humana. Subdividida em itens, um deles resume-se em Ciência Social, uma vez que propões conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados. Observar costumes e hábitos diferentes dos nossos ao passo que o homem foi ganhando espaço no mundo, “conquistando” novos territórios e entrando cada vez mais em contato com diferentes povos, não é algo tão novo assim, porém, são os primeiros vestígios sobre a antropologia cultural. Ou seja, a antropologia cultural tem como objeto de estudo os aspectos culturais do homem e as sociedades humanas. Têm como focos de investigação as questões religiosas, os hábitos e costumes alimentares, as guerras, os laços de parentesco, organização política e social, entre outros. A mesma abrange áreas como: Arqueologia; Etnografia; Etnologia; Linguística; Folclore; Antropologia Social; Cultura e Personalidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com