TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: Antropologia Cultural

Monografias: : Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: Comunicação Social- Jornalismo

Professor: Luciana

Nome do aluno: Adriane Lemes da Silva

Data: 22/04/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em:

<http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>.

Acesso em: 27 mar. 2014), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

A Antropologia cultural tem como seu principal objetivo o estudo do homem e suas relações sociais. Ao analisar a origem, evolução, costumes e instituições culturais da espécie humana podemos observar na figura acima a cultura, o modo de agir e de pensar de um grupo. Além disso, não podemos esquecer que a evolução se deu com o passar dos tempos e a bagagem cultural foi construída com os aspectos locais e culturais de cada região. O homem pode ser estudado enquanto elemento de um grupo, como um todo na história, investigando assim sua história, crença, costumes, filosofia e ainda em relação a sua evolução. As transformações se dão ao longo dos séculos e cada civilização adotou seus costumes e a ciência busca explicar a evolução do homem na sociedade. A antropologia tem como conceito a cultura humana, o espelho do homem refletido na sociedade como um todo.

2. Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural” disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 27 mar. 2014). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

O olhar externo tem outra visão, mas é preciso ter abertura e valorizar o jeito de ser de cada pessoa. A relação do homem com o mundo é sempre mediada por suas ferramentas e história e a cultura de nossos antepassados está presente em nosso cotidiano. O sotaque e expressão dos açorianos que chegaram a Florianópolis há mais de 500 anos ainda estão presentes no povo que habita aquela região. A cultura continua presente, apesar de pouco valorizada e é preciso que seja adotado um planejamento para valorização da cultura e para que a mesma não seja extinta pelo etnocentrismo. A mudança de olhar deve ser entendida como uma quebra de paradigmas e dogmas que possam dificultar nossa percepção diante da miscelânea cultural existente.

3. A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com