TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Ensaios: Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: Administração - Exército

Professor: Elivete Cecília de Andrade

Nome do aluno: Luciano de Oliveira Gil

Data: 07/03/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente os enunciados das questões e responda:

1. Conforme você estudou na disciplina, o trabalho de campo da Antropologia pode ser considerado um deslocamento em que o estudioso "mergulha" na cultura do outro. Pensando na articulação teórico-metodológica e na sua realidade, elabore:

a) Dois argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional. (1,0 ponto)

Resposta:

O estudo da Antropologia Cultural, após uma análise mais aprofundada do material didático, é de suma importância na vida de uma administrador, pois ela mostra a importância da análise de outras culturas para a ratificação ou retificação de seus projetos e também ensina que toda forma exótica para alguns é cotidiana para outros, mostrando que diferentes pontos de vista são importantes na tomada de decisões.

b) Um texto de no mínimo 08 linhas, exemplificando como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro. (1,0 ponto)

Resposta:

Na vida profissional de um administrador o termo “mergulho” na cultura de outro, refere-se a interagir com outra cultura, saber suas peculiaridades e transformar o exótico em natural, trazendo tudo aquilo que for possível a seu favor. Dessa forma o “mergulho” não trará somente novas ideias para si, mas também a perspectiva de uma novidade para essa nova cultura que passa a conhecer um novo caminho mostrado nesse “mergulho”. A abertura de novidades a novas culturas é a percepção de novos mercados para novas marcas ou consumidores que possivelmente expandirão esse novo mundo a seus familiares e conhecidos.

c) Um texto de no mínimo 08 linhas, explicando o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano. (1,0 ponto)

Resposta:

A Antropologia Cultural se difere das outras ciências por vários motivos, dentre eles o estudo do comportamento instintivo do homem, também chamado de hereditário, e o estudo do comportamento adquirido do homem, que se passa com a aprendizagem ao longo do tempo. Ao passo que as outras ciências têm seu início na grande maioria recente, diferente da Antropologia Cultural que estuda o comportamento humano desde a pré-história, com o evolucionismo de Darwin no século XVII, colocando a sociedade européia no topo da escala da evolução social.

2. Faça uma experiência de etnógrafo/a e etnólogo/a semelhante à de cidadãos intelectuais orgânicos como Heródoto na Antiguidade ou como os navegadores, missionários, viajantes, comerciantes, militares e administradores coloniais em seus Relatos de Viagens - Cartas, Diários, Relatórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com