TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia e Cultura

Por:   •  6/4/2016  •  Dissertação  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

1-

Pós Modernidade é uma condição sócio-cultural onde o homem começa a se adaptar aos avanços tecnológicos, ao capitalismo, e ao trabalho industrial, a vida urbana e o materialismo. Com o capitalismo veio a necessidade de conquistar outros mercados de trabalho e a globalização é uma peça fundamental para isso ocorrer. Globalização é a junção da economia, da cultura, da política e da vida social.

No mercado de trabalho atual a pós-modernidade e a globalização  impactaram  aumentando bastante a possibilidade de trabalho e emprego para as pessoas, e assim o trabalho se tornou uma das áreas mais importantes da vida em sociedade.

2-

Para Durkheim a sociedade  funcionava como um corpo humano, e cada órgão tinha uma função, e um órgão depende do outro para funcionar plenamente. Caso haja uma anomalia em um indivíduo, esta pode prejudicar toda a sociedade se o indivíduo não tiver integração com ela. Cada sociedade tem suas regras e sua forma de solucionar as anomalias.

Para ele,  os fatos sociais têm três aspectos: coerção social, exterioridade e poder de generalização. Estes fatos devem ser um hábito da sociedade.

Para Karl Marx a sociedade está dividida entre os capitalistas e o proletariado. O capitalismo tem origem no modo como os indivíduos se organizam para executar o trabalho, feito pelo proletariado, trazendo à tona as desigualdades, o que gerou a luta de classes.

Durkheim e Marx eram positivistas. Já Max Weber não era. Para ele o comportamento humano era determinado de acordo com o comportamento do outro. Ou seja as ações de um indivíduo influencia as ações do outro, o que ele chama de ação social.

Creio que todos os conceitos tem presença nos dias atuais, mas o de Durkheim faz mais sentido ao meu ver, pois cada País tem sua forma de governo, com cada órgão cuidando de uma área (educação, saúde, etc) , e em cada país tem suas leis para solucionar os possíveis problemas que surgirem.

3-  

A Imagem 1 representa a tentativa de alguém tornar uma idéia em  algo concreto (coisificação) das experiências vividas em sociedade (reitificação), porém suas idéias são criticadas pois já existe uma cultura de massa que o povo participa e produz, aderida pela maioria (cultura pop).

A Imagem 2 podemos notar a estagnação ideológica vivida pelo indivíduo que está absorto no cotidiano, na rotina em que vive, sem procura por evolução e mudanças. Desta forma o ser humano sempre atribui o mesmo valor e significado às coisas  (Simbolização).

4-

Culturas híbridas é a miscigenação entre culturas diferentes, de épocas diferentes, com valores diferentes. Surgiu das trocas culturais entre diferentes sociedades.

5-

O mercado de trabalho atual exige do ser humano cada vez mais a busca de conhecimento e atualização do mesmo, para assim haver inovação. Dessa maneira a sociedade se desenvolve e evolui, garantindo maior produtividade e progresso para o mercado de trabalho, que está em constante crescimento e assim não fica saturado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com