TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia em Diversos

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA

LICENCIATURA EM ANTROPOLOGIA

DISCIPLINA: ESPITEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Docentes: Dr. Elíssio Jossias

Discente:  Helena Mateus Mabote

Data: 20 de Maço de 2017

Exercicios

1-Segundo Gadamer (2001:29) a influência das matemáticas nas ciências experimentais foi com conceptualização da ciência na revolução, descoberta dos gregos que deu origem a cultura do ocidente, portanto a ciência para os gregos era representada por matemática, e sendo considerado como única e genuína ciência da razão, trata-se de algo imutável e onde só existe algo imutável pode existir o saber sem atender ao novo, esse olhar é inspirada na ciência pitagórica dos números e das estrelas.

2- Segundo Gadamer (ibid.: 29-30) considerando que a vida humana aspira ao bem, e que a ciência, como um todo, como a vida, é a unidade da teoria e da práxis, continua-se sempre e sempre a discutir-se esta infindável questão. Não pode existir preponderância entre teoria e prática já que uma não existe sem a outra e ambas possuem sua devida importância dentro da ciência. Teoria e prática convivem lado a lado visando o descobrimento da ciência e garantindo o alcance do interesse filosófico, a busca do verdadeiro saber.

3- Segundo Hans-Georg Gadamer (ibid.:41) explica que a filosofia e compreendida em todos os lugares como a realização de semelhante movimento iluminismo, não apenas no espaço ocidental, a realização do projecto iluminista foi feita num movimento duplo, não apenas no espaço ocidental, pois a primeira foi feita com a separação da consciência mítica pelos gregos e a libertação do constrangimento autoritário da doutrina eclesiástica medieval e a outra foi feita fora da europa, que referência na apropriação da ciência moderna a partir do pensamento europeu, dai  surge varias correntes de pensamento que faz com que a filosofia deixe de ser ciência pura e racional.

4- Segundo Gadamer (ibid.: 42-43) as condições sob as quais a razao conseguiria ter uma palavra a dizer em todos os casos parecem ser algo utópico, pois a razao tem manifestamente uma referencia direta ao geral, que tem de lidar com objetos puramente racional com a matemática e logica. Desde iluminismo o saber o de chegar ao conhecimento do mundo a partir da razao pura mediante a analise dos conceitos a ciência já não significa para nos tanto ciência racional quando ciência experimental, a razao e tudo que confirma a nossa ideia de toda investigação.

5- Segundo Gadamer (ibid.: 43-45) No que diz respeito aos contributos de Platão, Sócrates, e Descartes o autor diz que Platão imaginou um todo estado ideal a fim de demonstrar nos seus ordenamentos e disposições a grandeza e puro caracter sobre humano da tarefa que é para os homens não pautar o seu pensamento pela vantagem própria mas pelo que é melhor para todos e indicou uma via para esta meta a educação através das ciências matemática, música e astronomia.

Aristóteles analisou a conexão que existe entre a capacidade humana e o interesse teórico e a edificação do ser humano por meio da educação na família e na ordem social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com