TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme Tropa De Elite

Trabalho Escolar: Análise Do Filme Tropa De Elite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 5

Análise BOPE

Referente a nossa pesquisa sobre se os policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) podem ser considerados como grupo, chegamos a conclusão com clareza que sim, os policiais tem todas as características necessárias para a qualificação de grupo.

Como podemos ver no texto de Martins, S. T. F.; “Processo grupal e a questão do poder em Martín-Baró”

“Em geral os autores definem grupo como sendo uma unidade que se dá quando os indivíduos interagem entre si e compartilham algumas normas e objetivo.”

Podemos ver aqui, que, essa definição parte de vários autores, no Livro (PLT) de Psicologia Social Contemporânea pag.200, o Autor Sérgio Antônio Carlos diz que, os autores ao se referirem ao conceito de grupo, partem da descrição do mesmo fenômeno social: a reunião de duas ou mais pessoas com um objetivo comum de ação.

Os indivíduos desse grupo (BOPE) interagem entre si e compartilham das mesmas normas e objetivos, movidos pelos mesmos interesses e necessidades, a necessidade de combater o crime e as relações de poder de quadrilhas e facções.

O BOPE é um grupo organizado, e as preocupações com os elementos deste círculo vão acima de qualquer outra relação, (como vemos retratado no filme Tropa de Elite, 2007 de José Padilha), familiar, conjugal, amorosa, etc..., deixando suas vidas particulares em segundo plano, percebemos que a relação desses policiais é totalmente intrínseca, o que faz com que o vínculo de seus membros sejam os mais fortes possíveis, criando foco nos mesmos ideais.

Podemos afirmar que este mesmo grupo de policiais se caracteriza como grupo, funcional, vejamos aqui na definição de Martín-Baró.

“Os grupos funcionais são aqueles que correspondem

á divisão do trabalho no interior de um determinado

sistema social. Se trata, por conseguinte, de pessoas que

cumprem a mesma função,com respeito a um sistema,

pessoas que tem os mesmos papéis e ocupam uma posição

equivalente. O poder dos grupos funcionais enquanto

tais depende do valor ou importância que o seu trabalho

tenha em uma sociedade) “

MARTÍN-BARÓ, 1989:225.

O BOPE, como podemos ver, é um grupo super organizado, suas divisões de trabalho correspondem as hierarquias dos comandos de dentro do seu batalhão (interior de um sistema social) para aqueles que cumprem a mesma função, ou seja, a de combater a criminalidade. Ainda com base no mesmo texto, os grupos funcionais podem ter sua passagem com vínculos primários em dado momento. Percebemos este tipo de situação quando membros vão criando vínculos maiores entre si, cada vez que percebem o quanto são semelhantes, isto ira criar vínculos afetivos que fortalecem a interdependência de seus membros. Não temos dúvida que o trabalho exercido pelo Batalhão de Operações Especiais, é de muita importância para a sociedade, sua função é assegurar a segurança das pessoas e seus bens, A função de autoridade policial implica normalmente a aplicação da lei, a proteção das pessoas e da propriedade e a manutenção da ordem pública. Normalmente, aos agentes de autoridade policial é concedido o poder para o uso legítimo da força no âmbito do cumprimento da sua missão.

Podemos ver as relações de poder no grupo de policiais do BOPE quando, em uma cena do filme, o Cap. Nascimento narra, sua busca por um substituto, enquanto uma viatura da PM sobe o morro para receber sua propina e ao mesmo tempo colocar o Cap. Fabio em uma emboscada, Cap. Nascimento diz o seguinte: no Rio há três tipos de polícia ( não só o BOPE) os que se corrompem, os que se omitem e os que vão pra guerra, nesse caso o próprio BOPE. Neste momento ao passar pela viatura ele olha para os soldados da PM que aguardam sua chegada para apoio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com