TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do vídeo A História Das Coisas

Dissertações: Análise Do vídeo A História Das Coisas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

1° TÓPICO

No início do vídeo, a apresentadora fala de como adora as coisas que ela possui, e da curiosidade que teve em saber de onde as coisas vinham e para onde iam depois de não mais usá-las. E em sua pesquisa, os livros diziam que as coisas se deslocam ao longo do sistema, da extração, produção, distribuição, para o consumo e para o tratamento de lixo.

Não satisfeita com essa informação ela viajou durante dez anos, e constatou que o sistema está em crise, pois a realidade de sua descoberta não condiz com o que dizem os livros, de acordo com esse sistema tudo parece bem porque trata-se de um sistema linear, e nós vivemos num planeta finito; e não se pode gerir um sistema linear num planeta finito indefinidamente, porque todas suas etapas interage com o mundo real, que é a sociedade, a cultura , a economia e o ambiente.

Nessa explicação que ela obteve faltava muita coisa, para preencher os espaços, principalmente as pessoas, porque as pessoas vivem e trabalham em todas as etapas do sistema, sendo umas mais importantes que outras. Ela menciona o governo como uma pessoa, das pessoas, pelas pessoas e para as pessoas e que tem a obrigação de zelar das pessoas.

Porém, as grandes corporações são maiores que o governo, porque atualmente entre as cem (100) economia na terra 51% são corporações, e a medida que essas corporações crescem em tamanho e poder, nota-se uma mudança no governo, em que ele parece está mais preocupado com o bem estar das corporações do que com as pessoas.

2° TÓPICO

Extração é uma palavra pomposa para exploração de recursos naturais, que por sua vez é uma palavra pomposa para destruição do planeta, porque quando cortamos as árvores, arrebentamos as montanhas para extração de metais, consumimos todo o ar e exterminamos os animais. Tudo isso para alimentarmos nosso modo de vida.

3° TÓPICO

Na Amazônia perdemos mais de 2.000 árvores por minuto, o equivalente a um campo de futebol por minuto. E, além disso, as pessoas que vivem no local de exploração, de acordo com o governo e as corporações, elas não são donas dos recursos, mesmo que vivam lá a gerações, não são donas dos meios de produção, nem compram muitas coisas, pois nesse sistema quem não possui e nem compra muitas coisas não tem valor.

Como o Serviço Social pode contribuir para gestão no mundo?

No primeiro tópico em que o governo se rende as grandes corporações, cuidando do bem estar delas e esquecendo-se do compromisso de cuidar do povo. Não acredito que o Assistente Social possa interferir nesse assunto, porque é fato que acontece desde os primórdios da humanidade e que a cada dia se intensifica mais.

Para o Assistente criar estratégias para acabar com esse intenso sistema capitalista seria necessário uma dose de utopia, e no momento falta-me inspiração.

Quanto ao segundo tópico, a exploração de recursos naturais, ou seja, a destruição do planeta, crio que os donos dessas corporações que fazem esse tipo de exploração, não são pessoas leigas, tem plena consciência do que estão fazendo, mas a ganância fala mais alto, pois para eles o que importam são suas contas bancárias bem pomposas.

O terceiro tópico, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com