TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE O FILME DE KASPAR HAUSER

Por:   •  4/3/2019  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Licenciatura em Química – S2

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento

Aluna: Maria Elane Lima da Silva

RESUMO SOBRE O FILME DE KASPAR HAUSER

O filme retrata a história de Kaspar Hauser que acontece em uma cidade da Alemanha, ele foi excluído da sociedade ao nascer e viveu em um cativeiro até os quinze anos. Logo ele é abandonado em uma praça na comunidade de Nuremberg, e as pessoas ficam responsáveis por ele, a partir desse momento Kaspar entra em contato com outros indivíduos, ele passa a ser uma curiosidade no meio de todas aquelas pessoas, pois ele mal sabia andar, falava pouquíssimas palavras, apenas comia pão.

Por ter sido mantido em cativeiro por tanto tempo o menino não aprendeu a interagir, viveu muitos anos isolado, e apenas acostumou-se como vivia. Ele começa a interagir com outras pessoas, e por meio dessa interação ele desenvolve a sua linguagem e aprende diversas coisas. O mundo externo o faz a aprender e desenvolver-se, apesar do isolamento que viveu.

 A teoria sócio-interacionista de Vygotsky tem como dedução que o desenvolvimento cognitivo sucede a partir da interação de dois ou mais indivíduos, que trocam experiências, adquirindo novos conhecimentos. Lev Vygotsky, dizia que, “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”, ou seja, o ser humano se desenvolve por meio das experiências vividas com outros indivíduos, o homem necessita que alguém o ensine o novo, para que ele não se torne um ser sem conhecimento, sem interação.

A criança necessita de um apoio, pois ela nem sempre será capaz de fazer algo por si só, suas ações são originadas por outras, no momento que a criança começa a conviver, até mesmos com outras crianças, ela experimenta novas situações, que as fazem sentir interesse por conhecer, e desse modo a aprender aquilo que ela ver, além do mais ela cria interação e dá início ao seu desenvolvimento.

No filme o protagonista vem a se desenvolver quando começa a conviver com as crianças, homens e mulheres, e vai aprendendo a se comunicar, ainda assim, o garoto se sentia totalmente deslocado, em um mundo estranho. O papel da criança, faz com que Kaspar inicie do zero o seu desenvolvimento, ele começa a compreender do início, através da mediação de outras pessoas, assim ele vai formando suas próprias experiências, e tornando-se um ser cultural. Ele era um ser biológico, e no instante que ele começa a assimilar novos conhecimentos, através do materialismo, do culturalismo e do espiritualismo, ele se torna um ser culturalizado.

Para Vygotsky, o aprendizado é o que dá início ao desenvolvimento, já Piaget diz  que é o desenvolvimento natural que fortalece o aprendizado, mesmo que ambos considerem que o desenvolvimento do ser humano tenha influência do ambiente. Na percepção de Piaget, Kaspar Hauser não teve nenhuma animação para que pudesse ter tido um aprendizado, por ele ter vivido em uma imensa solidão, dessa forma, Kaspar Hauser foi privado de se desenvolver corretamente. Vygotsky revela que no caso de Hauser, não houve aprendizado, por falta de contato com o mundo exterior, assim tendo bastante dificuldade de aprendizado quando teve interação com outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com