TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do papel do gerente em organizações modernas

Projeto de pesquisa: Análise do papel do gerente em organizações modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo: 01 Atividade: 1 módulo 1

Título: Analise do papel do gerente nas organizações contemporâneas

Aluno: Alessandro da Silva Reis

Disciplina: Introdução Administração Turma: 109

Introdução

O administrador possui muitas funções na gestão de uma empresa, deve desempenhar com atenção e comprometimento seu papel, servindo de exemplo para funcionários e indicando os rumos que a instituição deve seguir, bem como, tomar decisões para atingir os objetivos e aperfeiçoar recursos na busca de eficiência e eficácia. Na prática, cada organização, pública ou privada, possui suas necessidades e condições, neste caso, o administrador deve se adequar à empresa e estabelecer por meio de planejamento quais as metas prioritárias relacionadas à missão e visão da organização para que sejam repassadas a equipe.

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente

Muito mais do que um chefe, o gerente deve ser de um facilitador organizacional, combinando os aspectos relacionados às tarefas de um administrador (planejamento, organização, direção e controle) como a de gerir pessoas. Deve liderar a equipe estimulando que se desenvolva para atender as expectativas da empresa, clientes e exigências do mercado. Trata-se de um trabalho de aprendizado continuo que gera um ciclo de treinamento e monitoramento. Para um bom desempenho de suas atividades, o gerente deve ter além de quaisquer qualificações adicionais utilizar do planejamento para construir um referencial futuro, estruturando um trâmite adequado e reavaliando todo o processo que o planejamento se destina. Da organização, que se destina a uma combinação de esforços individuais e que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Da liderança, que são os membros responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização, além de tornar a gestão eficaz e eficiente dos integrantes das equipes para que se atinja os objetivos propostos pela empresa. E de controle para que o que foi planejado não sofra desvios.

Competências e habilidades demandadas do gerente

As competências específicas que são necessárias para ocupar um cargo de gerente dependem do nível hierárquico, das tarefas do gerente, do tipo de organização e de outros fatores. “De forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes.” Desse modo compreende-se que competências são influenciadas a partir da cultura organizacional para a qual o gerente trabalha, obedecendo aos níveis hierárquicos da organização.

Para atuar nesse mercado os futuros gerentes devem se adaptar a algumas mudanças que diz respeito às organizações contemporâneas e acima de tudo ser uma pessoa flexível para saber lhe dar com todos os incidentes que possa ocorrer. Ser autodidata, auto gerenciável e sempre estar em busca do autoconhecimento são premissas fundamentais para o sucesso da carreira.

Muitas empresas definem estruturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com