TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre o case da Natura

Por:   •  29/3/2016  •  Dissertação  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

DANAI FRANCINE BASTOS

DIEGO SIQUEIRA

JANDIRA NUNES COSTA

LUANA FERREIRA BELO DA SILVA

PATRICK DAMACENO

CASE NATURA COSMÉTICOS: Planejamento Estratégico da Natura.

Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior

Itajaí

2016

DANAI FRANCINE BASTOS

DIEGO SIQUEIRA

JANDIRA NUNES COSTA

LUANA FERREIRA BELO DA SILVA

PATRICK DAMACENO

CASE NATURA COSMÉTICOS: Planejamento Estratégico da Natura.

Planejamento estratégico da Natura Cosméticos mediante a situação apresentada no estudo de caso.

        

Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior

Itajaí

2016[pic 1]

RESUMO

O Presente estudo de caso busca identificar e analisar de que maneira é possível uma empresa alcançar competitividade através de diferentes estratégias a serem implementadas em seu negócio. A Natura Cosméticos esta revendo seu planejamento, pois esta perdendo espaço no mercado brasileiro devido a variedade de marcas do mesmo segmento lançadas nos últimos anos. Este estudo busca evidenciar a importância de suas estratégias para aumentar a capacidade competitiva da empresa e sua sobrevivência no mercado, onde as mudanças estão ocorrendo muito rápido e as empresas precisam ter um planejamento estratégico sólido e bem estruturado para que possam se manter e acompanhar todas as tendências mercadológicas. Ao longo do trabalho você acompanhará a abordagem da empresa Natura mediante o case, onde os acadêmicos de Gestão Portuária responderam as questões propostas com o intuito de aprendizado.

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Mercado. Ações. Decisões.

Sumário

1. SOBRE A EMPRESA        

2. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL        

2.1 Missão        

2.2 Visão        

2.3 Valores        

3. ANÁLISE DE DESEMPENHO        

3.1 Participação no mercado        

3.2 Participação do produto        

3.3 Participação do cliente        

4. ANÁLISE SWOT        

4.1 Pontos Fortes        

4.2 Pontos Fracos        

4.3 Oportunidades        

4.4 Ameaças        

5. OBJETIVO DA EMPRESA        

6. ESTRATÉGIAS ADOTADAS        

7. OPINIÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS        

8. ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES FINAIS        

9. REFERÊNCIAS        


  1. SOBRE A EMPRESA

É feito neste trabalho uma apresentação sobre Natura S.A. que desde a sua fundação em 1969 atua guiada por sua paixão pelos cosméticos e pela busca contínua da promoção do bem estar bem, da qualidade das relações e do desenvolvimento sustentável. O negócio está apoiado no modelo de venda direta que hoje reúne mais de 1,3 milhão de Consultoras Natura no Brasil e mais de 400 mil nas Operações Internacionais (Argentina, Chile, Colômbia, França, México e Peru), além de continuamente impulsionar o empreendedorismo social e ambiental dessa rede. Por meio da marca e do portfólio, busca se aproximar dos clientes e incentivar mudanças de hábito e comportamentos mais sustentáveis. Os produtos Natura são também comercializados na Bolívia, por meio de distribuidores locais. A Aesop, empresa australiana do segmento premium de cosméticos adquirida no início de 2013, está presente em 14 países e encerrou o ano com 98 lojas (18 delas abertas somente em 2014). Com os cerca de 6,6 mil colaboradores no Brasil e no exterior, mantém foco no desenvolvimento de competências que aprimorem o negócio, de forma empreendedora e cidadã.

Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional (que resulta no aumento da escala de produção) são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca. A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar / estar-bem.

  1. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

2.1 Missão

Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.

Bem-estar

É a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

 Estar bem

É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo. Satisfazer e suprir todas as necessidades de nossos clientes, afim de lhes oferecer produtos com qualidades e com um atendimento diferenciado, com cordialidade e respeito.

2.2 Visão

Por nosso comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelecemos e por nossos produtos e serviços, seremos um conjunto de marcas com forte expressão, local e mundial, identificadas com a comunidade de pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor, através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com