TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case Natura

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Gestão de Marketing.

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos.

TAREFA 4

Vamos a nossa última tarefa!!

Elabore um texto sobre o papel do marketing nas empresas. Pesquise sobre o tema e escolha um case de sucesso de uma empresa brasileira ou que atua de forma significativa no país. Ao fazer o seu texto, pense nas ferramentas que a empresa utiliza, na preocupação com a ética no marketing, as ferramentas utilizadas, formas de mensuração de resultados e problemas e soluções encontrados para se posicionarem no mercado brasileiro.

PROCURE AVALIAR, PORTANTO, O ANTES, DURANTE E O DEPOIS DO CASE ANALISADO.

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas.

Bom trabalho!

Seguem sugestões de links para ajudá-lo:

http://casesdesucesso.wordpress.com/2010/06/08/como-investir-em-marketing-nas-pequenas-empresas/

www.anpad.org.br

http://www.sebrae.com.br

http://www.cliqueideal.com.br/casos-de-sucesso-dos-links-patrocinados.html

Natura Cosméticos

A Natura foi fundada em 1969 por Antônio Luiz da Cunha Seabra, que abriu sua primeira loja na rua Oscar Freire em São Paulo, onde ele mesmo atendia seus cliente tendo um modelo de venda direta onde ele visava o crescimento da empresa nas relações pessoais, porém poucos anos depois em 1974 a loja é fechada. Logo depois a Natura surgiu com um tipo de venda diferenciada, indo de porta em porta garantindo um contato direto e personalizado com os clientes, assim surgindo o modo de venda por meio de consultoras.

Com o tempo as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. No final da década de 90, houve um mudança de foco do consumidor, onde esses buscavam unir estética e saúde. A Natura Cosméticos tornou- se a primeira empresa brasileira a vender seus produtos na forma de refil.

A Natura expandiu no mercado Sul-americano através do Chile, Peru e Argentina, mas nunca deixou de seguir sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. Assim fomentando a qualidade e a importância da nossa flora nativa.  

Buscando diversificar, adquiri uma fabricante de produtos fitoterápicos de Flora Medicinal, assim conquistando tecnologia na produção de produtos à base de plantas, possibilitando ganhos nos canais de venda a varejo.

Durante a década de 90 a empresa lançou diversos produtos com base no conceito de biodiversidade. Entre alguns desses produtos, criou “A Crer Para Ver”, cujo os lucro foi destinado para a educação pública de qualidade.

Em 2001, inaugurou o mais avançado centro integrado de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição, treinamento e logística de operações de cosméticos da América do Sul, em Cajamar (SP), a nova fábrica permitiu produção de alto padrão de qualidade.

Com grande crescimento financeiro, consumidores cada vez mais fidelizado aos produtos Natura e reconhecimento nacional e internacional. A marca decidiu abrir o capital da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo.

O ano de 2005 foi marcado pela abertura da primeira loja física na Europa, em Paris.

Mesmo com todo sucesso, a marca nunca deixou de pensar no lado social e humanitário, adotando algumas medidas como:

  • Medidas bioéticas; banimento de práticas em biotérios.
  • Criação do Programa Carbono Neutro, visando a redução dos gases do efeito estufa em toda cadeia produtiva;
  • Instituto Natura, oferece iniciativas em prol da educação pública;
  • Programa Amazônia, com o objetivo de direcionar investimentos para a região, entre outros.

Durante todos os anos a Natura se preocupou em lançar produtos, que tivesse uma relação especial com seu consumidor, lançando a linha SR N, assim inaugurando o segmento de produtos masculinos na década de 70. Criação de um dos seus produtos mais conhecidos até hoje, a linha de Mamãe e Bebê, com a proposta de fortalecer o vínculo entre mães e filhos. Com essa linha, tornou-se recordista de vendas em perfumes em 1996. Mais tarde lançou a linha Ekos, que incorpora ativos da biodiversidade brasileira em sua formulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com