TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASE NATURA

Por:   •  20/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso – MBA em Logística Empresarial

LOGÍSTICA EMPRESARIAL:

Francisco Anderson R. Andrade – Mat: 201906002131

Pedro Henrique Teixeira – Mat: 201904185258

Raul Gabriel Fonseca Roza – Mat: 201904185339

Viviane Vaz – Mat: 201905022824

Rio de Janeiro

2019


Francisco Anderson R. Andrade – Mat: 201906002131

Pedro Henrique Teixeira – Mat: 201904185258

Raul Gabriel Fonseca Roza – Mat: 201904185339

Viviane Vaz – Mat: 201905022824

Logística empresarial

Trabalho apresentado à disciplina de Logística Empresarial do Curso de MBA – Logística empresarial da ESTACIO DE SÁ.

Orientador. ProfªBruno

ESTUDO DE CASO  : ALL LOGÍSTICA

 

Rio de Janeiro

2019

  1. A intersecção e integração entre administração, o Marketing e a logística

Com a visão de empreendedor e observando todas as oportunidades ao seu redor, Behring notou que o transporte por trens tinha uma vantagem que era a redução de custo para os transportes em grandes distancias, porém foi observado as incompatibilidades entre as linhas regionais, mas isso não a intimidou.

A partir de nove meses após aquisição da ALL, a companhia enxergou que já poderia aumentar as receitas e com a redução dos custos em andamento, achou que deveria algo a mais, onde começou a enfatizar a mudança cultural da organização. Começou a conversar com diversos CEOs para entender outras operações que deram certos, com isso conseguiu implementar algumas ideias. Como; Criação de uma cultura corporativa agressiva, corte de custos, investimento seletivo para eliminar gargalos e crescimento das receitas através da expansão dos serviços para clientes já existentes.

A administração observa que a habilidade humana é uma das principais fontes para tornar a empresa de “pé”, e com isso começa a valorizar mais os colaboradores. Citamos a pirâmide criada por Maslow, onde o colaborador precisa de necessidades mínimas para um bom desempenho na organização, como as necessidades Fisiológicas (Comer, beber, respirar e dormir), Segurança (emprego, saúde e propriedade), Sociais (família, amizades e amor), Estima (autoestima, confiança, respeito dos outros) e finalmente a Auto realização (crescimento, autocontrole, independência e desafios) do colaborador.

Valorizar os colaboradores é essencial para um bom desempenho da organização, como visitar um operacional em sua residência que sofreu um acidente com seu maquinário, isso mostra que a empresa se preocupa com a vida dos seus colaboradores onde eles percebem que a empresa faz parte da vida deles e aumenta o gosto de trabalhar, assim melhorando seu desempenho dia após dia.

        Foi vislumbrado que expandir os serviços para os clientes já existentes se tornou essencial para o crescimento da ALL, pois começaram a entender a operações dos clientes promissores e observaram os gargalos da operação, como; más condições, horários irregulares, pouca frequência dos trens e etc. Identificou que estes clientes que transportam combustível, produtos agrícolas, cimento e madeira representava 80% da receita, e que haveria prospecção de dobrar as vendas nos próximos três a quatro anos.

Interessante que podemos observar que a administração está ligada a estas duas áreas importantes da organização, pois ajuda a ter a capacidade crítica de enxergar determinados desvios de processos e de forma rápida intervir e reajustar para que volte aos padrões normais.

Atualmente a logística envolve diversos tipos de gestões, como; armazenagem, administração de estoque, circulação e distribuição de produtos e o principal a redução dos custos. É fundamental para que a área de logística possua uma boa comunicação com o setor de marketing para que haja planejamento correto, conseguindo assim, entregar com maior qualidade, eficiência e em menor tempo possível.

        

  1. Aliança

A empresa por atuar num setor regulamentado pelo governo, no qual a expansão das atividades para novas áreas só é possível por meio de novas concessões, a ALL adotou a estratégia de expansão por meio da aquisição de empresas que possuíam o direito à operação nos trechos almejados.  Para expandir sua capacidade ela teve ajuda financeira por meio de financiamento junto a órgãos governamentais e por meio da captação de recursos financeiros junto ao mercado de capitais. Por meio da captação destes recursos, a ALL ao longo de seus anos de atividade adotou com diligência e disciplina seu plano de investimentos, por meio dos quais as perspectivas futuras da empresa são promissoras à medida que os investimentos realizados passam a darem o retorno esperado.  Em 2001 adquiriu a Delara, empresa de transportes rodoviários no Brasil, e com essa aquisição ampliou seu suporte logístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com