TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre o ponto de vista de Comportamento Organizacional

Seminário: Análise sobre o ponto de vista de Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Seminário  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sobre o ponto de vista de Comportamento Organizacional.

Com a globalização da economia, hoje já não existem mais barreiras internacionalização, e o aumento da competitividade tem forçado as empresas a aumentarem os seus níveis de produtividade, para manter ou aumentar suas participações nos mercados, e por que não dizer, garantir a sua sobrevivência.

Portanto, há uma tendência de concentração de indústrias de uma forma global, o que deverá provocar um grande aumento das operações de fusões e aquisições, tanto no Brasil como no mundo.

As organizações mudam suas praticas muitas vezes realizando a fusão, em razões de fatores externos como mudanças ou problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos.

Também variáveis internas como saúde financeira, estilo de gestão, diferenças culturais, níveis diferentes de conhecimentos, envolvimento e comprometimento reduzido, medo entre outros podem influenciar o comportamento nas organizações.

O choque potencial que a fusão causa nas organizações, estilos gerenciais, nível reduzido de envolvimento, liderança pouco afetiva, medo, ansiedade, e perda de status podem gerar problemas para as organizações.

As organizações cada vez mais se transformam.

Realizam mudanças organizacionais nas quais empregados estão expostos ás fusões e aquisições, que são fenômenos comuns nos dias de hoje.

As organizações que passam por processos de fusão possibilitam, mediante parceria, grande variedades de soluções.

Com a turbulência ambiental, caracterizada pela realidade com que se operam as mudanças no ambiente e a velocidade com que se processam, as empresas não é deixada outra alternativa a não ser empreenderem um processo de reestruturação de seu funcionamento.

Segundo Argyris ( 1975), o ponto exato de equilíbrio, de plena adaptação entre as necessidades do indivíduo e as demandas da organização, é constituído por variáveis como produtividade, lealdade, fatores do ambiente externo, qualidade do trabalho, influência da liderança entre outros.

Mudar é doloroso, principalmente quando os valores e as práticas das empresas incorporadas não são respeitados.

Se esse processo não for respeitado, corre - se o risco da depressão coletiva e mudança no comportamento organizacional.

Podemos dizer que em relação a fusão percebeu – se que as variáveis comportamentais identificados em trabalho e tarefa, motivação e comunicação foram essenciais para manter a integridade da política de gestão da empresa, no período que aconteceu ou posteriormente a fusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com