TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Na Ead

Casos: Aprendizagem Na Ead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo e Aprendizagem na EAD (Tema 3)

Introdução

Este documento tem por objetivo mostrar que há diversas formas de aprendizagem, a relação entre aprendizagem e estudo, bem como compreender como se dá o processo da aprendizagem e quais os métodos para tornar os estudos mais eficientes. Contribuindo assim para um bom planejamento de trajetória acadêmica na modalidade EAD.

Desenvolvimento

O estudo e a aprendizagem caminham juntos, mas é possível aprendermos de diferentes formas. Podemos aprender espontaneamente, como também através do estudo.

O aprendizado de forma espontânea é aquele adquirido sem muitos esforços, ou seja, sem que seja necessário estar lendo sobre determinado assunto para poder assimila-lo e armazena-lo. Por exemplo, em uma conversa entre um grupo de amigos são apresentados diferentes assuntos, onde todas as pessoas envolvidas neste diálogo irão expor as suas opiniões, dentro desta possível diversidade de crenças pode-se aprender algo novo. Outros exemplos seriam os próprios acontecimentos e experiências do cotidiano; uma brincadeira ou dinâmica.

Já o aprendizado adquirido através do estudo é aquele em que será necessária uma leitura sobre o assunto a ser aprendido, além de disciplina e foco.

Em relação aos processos de aprendizagem, pode-se dizer que existem elementos que auxiliam em um bom planejamento dos estudos, contribuindo assim para que os estudos se tornem ainda mais eficientes. Planejamento e eficiência são fatores que caminham lado a lado.

É interessante, que o estudante utilize-se da criatividade e insira componentes necessários que possam tornar os seusplanos de estudos ainda melhores. Um exemplo de elementos necessários para o bom planejamento de estudos seria primeiramente tentar organizar uma rotina diária em que possa existir um horário exclusivo do dia para dedicar-se aos estudos, pois mesmo em um curso à modalidade a distância é muito importante que exista esse comprometimento do aluno com os estudos, como o EAD oferece o diferencial de acesso às disciplinas a qualquer hora e lugar, o horário diário para se dedicar aos estudos fica ainda mais fácil de ser executado. Em segundo lugar, procurar um lugar em que se sinta confortável e tranquilo, ou com o menor barulho possível, para evitar que a atenção seja desviada dos estudos.

O estudo pode se tornar mais eficiente com alguns procedimentos que podem ser adotados. Logo abaixo serão citados alguns desses procedimentos:

■ Construir um método de estudo em que se identifique. A criatividade deve ser bastante explorada;

■ Ter disciplina e foco. O estudocom disciplina e foco, permite uma maior absorção e entendimento do assunto;

■ Controlar a ansiedade. Seguir a sequencia das páginas a serem estudadas;

■ Motivar-se pelo assunto e questioná-lo. Procurar formas de se motivar na leitura, se interessar pelo assunto e criar perguntas em cima do texto;

■Organizar e estabelecer horários de estudo. Como foi citado anteriormente, não é porque o aprendizado se dá a distância que não se deve adotar um tempo diário para se dedicar aos estudos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com