TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos erosivos e suas consequências

Por:   •  6/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  1.496 Visualizações

Página 1 de 2

A erosão é um processo natural ou antrópico, ou seja, acelerado pela ação humana. O termo se refere ao processo de intemperismo (ou retirada), transporte e sedimentação (ou depósito) de rochas e solo. A erosão pode ter origem física ou química, e onde existe a aceleração do processo por seres vivos, o intemperismo é chamado de biológico.

O intemperismo químico se dá pela decomposição das rochas, ou seja, existe perda de minerais causada pela quebra de suas estruturas químicas. Ocorre principalmente em regiões intertropicais e está diretamente relacionado a grandes temperaturas e forte ação da água. Já o intemperismo físico é caracterizado pela quebra das rochas ou sedimentos, ou seja, a desintegração do material, causada pela dilatação dos sólidos onde existem grandes variações de temperatura, sem que haja alteração química em sua estrutura. Ocorre principalmente, porém não somente, e regiões com clima desértico.

Existem diversos tipos de erosão, que variam de acordo com a causa da alteração física ou química das características do solo ou rochas e, portanto, a erosão pode ser: pluvial, causada pela ação de chuvas; fluvial, causada pela ação de rios; marítima, causada pela força das ondas; eólica, que ocorre pela intensidade de ventos, que podem, ainda, trazer consigo detritos; e em alguns locais, existe ainda a erosão glacial, que é causada pelo gelo.

Um dos tipos de erosão que mais afetam diretamente a vida e a segurança das pessoas é a erosão pluvial, quando esta acontece em áreas habitadas. A erosão pluvial ocorre por ação das chuvas e pode causar desde a lavagem dos solos, até terríveis deslizamentos em morros habitados e desmatados, levando pessoas à perda de suas casas e pertences, ou até mesmo à morte.

Dessa forma, sendo bastante comum em algumas regiões do Brasil a formação de comunidades em encostas de morros, bem como em terrenos planos, porém próximas a morros, as erosões pluviais acabam causando grandes catástrofes em meios urbanos. Uma chuva intensa, que pode ter ação conjunta com ventos muito fortes pode acarretar em um deslizamento de toneladas de solo, dependendo da inclinação do terreno, e tendo seus efeitos intensificados, caso a área seja desprovida de vegetação, pois esta funciona como obstáculo, ao reduzir a velocidade das enxurradas ao mesmo tempo em que facilita a absorção da água pelo solo.

Apesar do fato de que o solo é um recurso natural renovável, a erosão é uma das mais perigosas consequências do mau uso do solo, e seu processo de recuperação natural costuma ser inviável a curto e médio prazo, sendo, portanto, necessária a intervenção humana para a restauração e prevenção de novos acidentes.

Bibliografia

CASA E CIA, Erosão Urbana, disponível em http://www.casaecia.arq.br/erosao_urbana5_pq.htm Acesso em 12/11/2016 às 19:40.

MUNDO EDUCAÇÃO, Erosão, disponível em http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/erosao.htm Acesso em 12/11/2016 às 20:15

BRASIL ESCOLA, Intemperismo, disponível em http://brasilescola.uol.com.br/geografia/intemperismo.htm Acesso em 12/11/2016 às 20:35

Vídeo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com