TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SOLO NO PROCESSO EROSIVO

Por:   •  24/10/2017  •  Monografia  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI - FUTO (REDES DE ENSINO DOCTUM)

[pic 1]

PROJETO INTEGRADO

 

TEÓFILO OTONI

SETEMBRO 2016

ARY BARBOSA

GLAYSON BATISTA

RAYANE GUSMÃO

SAULO TEIXEIRA

ANALISE DE SOLO NO PROCESSO EROSIVO

Este trabalho foi desenvolvido para enriquecimento do conteúdo dado em classe pela professora Ruth Negreiros aos alunos do curso de Eng. Ambiental e sanitária 10° Período.  

TEÓFILO OTONI

SETEMBRO 2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOS        5

2.1        Objetivo Geral        5

2.2        Objetivos Específicos        5

3        JUSTIFICATIVA        6

4        REFERENCIAL TEÓRICO        7

4.1        Atividades Antrópicas em Área Rural        7

4.2        A Erosão        7


  1. INTRODUÇÃO

A erosão do solo é um dos principais problemas que causa a degradação dos solos, trazendo como consequência prejuízos ao setor agrícola e ao meio ambiente. De acordo Boardman (2009), a erosão acelerada do solo pelas águas é responsável por cerca de 56% da degradação das terras no mundo, diante disso, o desafio é entender os processos responsáveis pela erosão reconhecendo que estes fenômenos não são só físicos, mas também socioeconômicos.

O processo erosivo refere-se a fenômenos de transformação do solo, que ocorrem através de transporte ou remoção de sedimentos da superfície.

A voçoroca é o estado avançado de uma erosão, onde ocorre escavações do solo ou rocha decomposta, provocada pela concentração de escoamento superficial de águas pluviais.

A formação de voçorocas em propriedades rurais, torna o solo infértil, diminui a área de uso e ocupação, desvaloriza financeiramente e oferece riscos a criações.

Nesse contexto, a analise de solo torna-se fundamental para detectar a vulnerabilidade do solo no processo erosivo.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

        Realizar analises físicas do solo de uma voçoroca em uma propriedade rural no município de Poté-MG.

 

  1. Objetivos Específicos
  • Identificar a permeabilidade do solo
  • Identificar limites de liquidez e plasticidade
  • Determinar a umidade do solo
  • Realizar a granulometria do solo
  • Identificar a porcentagem de areia

 


  1. JUSTIFICATIVA

As atividades antrópicas em áreas rurais podem interferir e acelerar os processos erosivos, entre estes a erosão hídrica, e ocasionar o voçorocamento em determinados locais.

O Voçorocamento é um processo decorrente da erosão hídrica que se desenvolve naturalmente ou por meio da ação antrópica. Consiste no desprendimento de partículas do solo que são arrastadas pelo escoamento superficial formando fissuras em grandes proporções.

Esse processo esta relacionado principalmente as propriedades físicas do solo ali presente.

A propriedade rural no município de Poté-MG, área do presente estudo, é considerada consolidada. Nesta, há existência de uma voçoroca, que possivelmente é resultado de atividades antrópicas.

Este processo de degradação presente no local pode gerar danos ambientais, econômicos e sociais não sendo adequado ao desenvolvimento sustentável. E, portanto, torna-se essencial o estudo e analise desse solo.

Neste sentido, torna-se fundamental a análise da topografia, cobertura vegetal e condições físicas do solo na propriedade rural em questão, relacionando tais fatores com o surgimento da voçoroca.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Atividades Antrópicas em Área Rural

A atividade antrópica trata-se de qualquer ação realizada pelo homem que venha modificar o ambiente da sua forma natural.

No meio rural, as atividades antrópicas exercidas pelo homem estão inseridas ao sistema de desenvolvimento de uma dada região pelo consumo de matéria prima ou a retirada da cobertura vegetal. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a biodiversidade encontra-se ameaçada em detrimento as ações antrópicas desenvolvidas pelo homem, devidos aos impactos caudados por essas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com