TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetos, Designers e suas Cadeiras Famosas.

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Arquitetos, Designers e suas Cadeiras Famosas.

[pic 1]Le Corbusier

Charles Edouard Jeanneret Gris, mais conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier (La Chaux de Fonds6 de Outubro de1887 — Roque brune, 27 de Agosto de 1965), foi um arquitetourbanistaescultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. É considerado, juntamente com Frank Lloyd WrightAlvar AaltoMies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do século XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d’habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.

Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudônimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno, originário da região de Albi. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em agosto de 1965.

Formação

A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese.

Nas viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contactou com estilos diversos, de épocas diversas. De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega, como da Acrópole de Atenas.

Le Corbusier projetou a sua primeira casa com dezoito anos, em 1905, na sua cidade natal, La Chaux de Fonds, conhecida pela produção de relógios. Foi, aliás, essa a sua primeira atividade profissional. Nasceu numa família calvinista, onde recebeu uma formação moral que acentuava os contrastes entre o Bem e o Mal. Kenneth Frampton defende que esta atitude mental tê-lo-ia influenciada no sentido da “dialéctica” presente na sua obra (o diálogo entre o sólido e o vazio, a luz e a sombra).

[pic 2]Poltrona Le Corbusier – Arquiteto/Designer: Le Corbusier

Ficha Técnica

Dimensões

Largura 76 cm | Profundidade 70 cm | Altura 71 cm

Estrutura

Estrutura em aço inox tubular

Revestimento

Revestimento em couro natural, couro ecológico ou sued

Referências

Verbete «Le Corbusier» no Dictionnaire historique de la Suisse.(em francês)

BOESIGER, Willy, Le Corbusier, Œuvres complètes, 8 tomes, éd. D'architecture Artemis, 1991 (ISBN 3760880185) (em francês)

Le Corbusier, choix de lettres, op. cit., p. 161 note 1(em francês) Consultado 15 jan 2012.

Repères biographiques sur Fondation Le Corbusier. .(em francês) Consultado 15 jan 2012.

Le Corbusier: Biographie (em francês) Visitado: Março 2014

http://www.bauhausdesign.com.br/poltrona-lc2.html

[pic 3]Arne Jacobsen

Arne Jacobsen (Copenhague11 de fevereiro de 1902 — Copenhague, 24 de março de 1971) foi um arquitetodecorador, projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas dinamarquês.

Começou por trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir dessa data abriu o seu atelier onde trabalhou até morrer.

Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornariam uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Como arquiteto, os seus projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagenpara o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957.

[pic 4]Poltrona Swan– Arquiteto/designer: Arne Jacobsen

Ficha Técnica: Poltrona Swan com base exclusiva "dupla-rolamentada", tornando o giro da cadeira macio, harmônico e de longa durabilidade. Concha em monobloco de fibra de vidro pintada.

Dimensões

Largura 80 cm | Profundidade 68 cm | Altura 76 cm

Estrutura

Base em alumínio e concha em monobloco de fibra de vidro.

Revestimento

Pintura nas cores branca ou preta.

[pic 5]Poltrona Egg - Arquiteto/designer: Arne Jacobsen

Ficha técnica: Poltrona egg com base exclusiva "dupla-rolamentada", tornando o giro da cadeira macio, harmônico e de longa durabilidade. Mecanismo relax basculante com ajuste de reclinagem e pés com 640 mm de alumínio fundido injetado e polido. Concha em fibra de vidro revestida em sued, nobuck ou couro natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (113.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com