TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e organização de computadores

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

1.Explique o que você entende por memória. Cite dois exemplos de memórias na vida prática.

Memória é a capacidade de armazenar informações e transmiti-las ou acessá-las quando necessário. Na computação, memória são componentes eletrônicos capazes de armazenar dados e programas, a memória é dividida em duas categorias: as memórias internas a qual armazena dados temporários e a memória externa utilizada para armazenamento de dados a longo prazo.

Alguns exemplos de memória são fotos, vídeos, agenda...

2- Descreva as funções de uma Unidade Central de Processamento

Unidade Central de Processamento (UCP) é o componente responsável pelo processamento dos dados no computador, é formado por milhares de componentes elétricos (transistores, resistores, etc..) encapsulados por um único invólucro, chamado de chip.

A partir de instruções em linguagem de máquina (código binário) desenvolvidas previamente o processador executará a ordem, também tem a função de transmitir informações para a placa mãe que subseqüentemente transmite para outro dispositivo.

3- Faça o mesmo para memória de computador.

Através de dispositivos de entrada, por exemplo o teclado, a pressão exercida ao digitar uma tecla emitem sinais elétricos, os quais correspondem a ausência ou presença de corrente elétrica, esses sinais são endereçados para a memória do computador a qual contém transistores e capacitores. Os capacitores armazenam esses sinais elétricos (elétron) que são reconhecidos pela máquina. Esses sinais elétricos são representados por dígitos binários, 0 e 1 e conhecido como bit, um conjunto seqüencial de 8 bits (definido por padrão) representa um caractere e é chamado de byte. Então, a capacidade de armazenamento de um dispositivo de memória está diretamente relacionada com a quantidade de bytes.

Assim, os disponíveis de memória são capazes de armazenar dados e programas. Existem duas categorias de memória na computação, memória primária, também chamada de memória RAM (Random Access Memory) armazena temporariamente uma informação e a memória secundária, também chamada de memória ROM (Read-only memory) onde os dados são armazenados por um longo prazo.

4. Para que servem os dispositivos de entrada e saída de um computador? Cite algusn exemplos.

Os dispositivos de entrada são dispositivos externos do computador que permite a comunicação entre o usuário e a máquina, a partir deles é possível fornecer instruções para que a máquina os realize. Os dispositivos de saída também são conectores entre o homem e a máquina, entretanto neste caso a linguagem de máquina que será convertida e transmitida para um dispositivo de saída em um formato compreendido pelo homem. Como exemplos de dispositivo de entrada temos o teclado, mouse, pen-drive e os de saída o monitor, a impressora, o scaner...

5. Imagine uma empresa qualquer. Cite exemplos de arquivos e registros a serem criados para o armazenamento das informações que circulam na tal empresa.

São exemplos de arquivos: lista de produto, relação de clientes, ordem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com