TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Criatividade E Recreaçao

Artigos Científicos: Arte Criatividade E Recreaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Arte é uma reprodução da realidade, seja um objeto, uma situação, um fato, um contexto social, ou outras. A arte favorece a expressão humana, de forma livre, expressando suas emoções, sensações, percepções, sonhos, descontentamentos, etc.

Na educação, a arte pode permitir o desenvolvimento integral do aluno, na medida em que desenvolve a livre expressão, a sensibilidade, a compreensão, as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar, questionar, retratar sua própria realidade e interferir nesta.

Através da arte, portanto, se torna possível trabalhar o aluno tanto em seus aspectos físicos por meio das danças, movimentos, expressões, por exemplo, quanto emocional e espiritual através de desenhos, poesias, músicas, etc.

Esta atividade prática supervisionada é relevante porque enfatiza a formação de profissionais críticos, na medida em que estimula a pesquisa a respeito da arte, criatividade e recreação e seu papel no desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil.

As aulas de arte e as atividades de recreação para Jairane não foram muito marcantes. Relata que as atividades eram alguns artesanatos, que as professoras já levavam modelos prontos ou então, riscos de frutas, desenhos, flores para pintar, revistas para recortar as figuras que os professores pediam. Quanto à recreação, ocorria durante as aulas de Educação Física ou durante o recreio. Não eram muito interativas, ao contrário, eram execuções de movimentos orientados que não estimulavam a criatividade.

Para Raimunda, o que mais marcou nas aulas de arte foram os desenhos, porque a aluna gostava de pintar os desenhos que a professora trazia. Gostava quando tinha teatro, mas era raro, acontecia apenas nas datas comemorativas, como aniversário da escola e dia da árvore.

Relata que as atividades recreativas eram divididas, porque os meninos brincavam de brincadeiras de meninos, como bola, futebol. As meninas brincavam de amarelinha, batatinha frita 1-2-3 e macaquinho mandou.

Creusa relata as aulas de Educação Artística como uma aula em que os professores se preocupavam em orientar os alunos segundo o que julgavam ser certo e assim, os levavam modelos de atividades prontas, que não deixavam os alunos interferirem neles, pois dia da bandeira tinha que pintar o desenho de verde , amarelo, azul e branco. Uva tinha que ser roxa e banana, amarela. Árvore só existia verde e mar azul. Dentre outros exemplos.

Talita diz que adorava suas aulas de arte, gostava principalmente das aulas de pintura livre onde podia desenhar e pintar da forma que queria. Faziam recorte e colagem, muitas vezes o professor traziam exemplos para serem copiados e desenhos já prontos para serem coloridos. Trabalhavam com areia colorida, serragem tinta guache, papel crepom e algodão.

Considerações: Com base nos relatos do grupo, percebe-se que as nossas memórias em relação a arte e recreação se ligam a atividades de desenho, pintura, tirar riscos de modelos fornecidos pelo professor e atividades de amarelinha, brincadeiras com bolas, piques, nas quais os grupos de meninas eram separados dos meninos. Eram grupos grandes, sempre vigiados, controlados e dirigidos por um professor. Apenas uma das participantes do grupo tinha mais liberdade por estudar nos últimos 10 anos.

O que pode ser observado é que tanto a arte quanto a recreação no modelo escolar praticado há 20, 30 anos atrás não tinham como objetivo desenvolver a criatividade da criança, pois se constituíam de atividades prontas, executáveis, controladas, que serviam para cumprir com o conteúdo previsto pelo currículo e para preencher o tempo escolar. Não era como na atualidade, quando as atividades artísticas, de recreação, assim como todas as atividades desenvolvidas na escola, devem se voltar para o objetivo de desenvolver a cidadania, a criatividade, a capacidade de tomar decisões em coletivo, na sociedade.

Ou seja, a arte e recreação, ao ser composta apenas de atividades prontas, desconectadas de um projeto maior, compromissado com a educação das crianças, não permitia ao aluno a interação com ideias diferentes, não desenvolvia o uso das diversas linguagens de forma livre e complementar pelos alunos.

A função das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança.

Para desenvolver atitudes cidadãs, o que é necessário para ter sucesso na vida nos dias atuais, quando a sociedade é dinâmica e vive em constante mutação, é preciso que a escola ofereça estratégias e recursos que estimule atitudes de respeito, solidariedade, cooperação, inquietação perante as injustiças, criticidade, proposição, capacidade de utilizar as diferentes linguagens (verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal).

É preciso favorecer no meio escolar, o acesso do aluno a um rico universo de portadores textuais, de informações, de situações-problemas, de obras de arte, musicalidade, danças, recursos tecnológicos e outras situações que estimulem e desafiem a criatividade e o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens, articulando as diferentes áreas.

Com isso é possível compreender que a função da arte na escola não se limita apenas ao conhecimento de museus e de galerias de arte ou quem sabe da compreensão de telas e esculturas de artistas famosos, mas é o despertar na criança a criatividade e a percepção de que ela está em tudo o que fazemos e em nosso redor. Não podemos que deixar que ela passe despercebido e essa é a principal função do professor.

A aprendizagem por meio do lúdico e das artes

Acredita-se que para isso, os alunos precisam conhecer bons trabalhos artísticos e isso hoje é muito fácil através da internet, realizar composições próprias das varias manifestações da arte, musica, cênica, dança, visual, assim como realizar releituras de outras obras, favorecer os espaços de criação e não de atividades mecânicas como pintar desenhos e copiar textos, conforme a prática vivenciada pelos alunos na escola tradicional. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, (Brasil 1997. pg.119)

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Desta forma, compreende-se que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, o papel da arte na formação do aluno é bem mais amplo do que foi a algum tempo atrás, hoje ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolve a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e criticas social, como diz no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de arte . (PCN, BRASIL, 1997).

Portanto, o papel da arte na educação contemporânea é estimular à criatividade, a sensibilidade, a capacidade de imaginar quando a realidade exige mais que a lógica, Através da subjetividade é que se pode admirar uma obra de arte com suas múltiplas possibilidades de leitura ou as vezes, uma mensagem explícita, ou a expressão de uma cultura, a popularização de um estilo de vida, como o de reis, rainhas, escravos, nordestinos .

A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos ou outras intenções.

A arte representa uma das formas possíveis de expressar o real em um determinado momento histórico. A manifestação artística expressa por meio de símbolos à história da vida dos homens, dos conflitos e das condições materiais que lhe permitiram ser homem. Na representação artística se expressa a forma de ser, pensar e agir do homem.

Ela possui a função generalizante de armazenar em seu interior condições históricas, econômicas e culturais que possibilitaram a produção da mesma. A arte amplia a comunicação entre os homens, estabelecendo novos significados entre eles e o mundo. Portanto a função social da arte precisa ser levada em conta pelo professor, para que a disciplina atinja seu objetivo nesse contexto contemporâneo, para isso o professor deve e pode procurar variados recursos para dinamizar seu trabalho.

Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas por cada um dos pilares da expressividade artística?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas de Arte devem contemplar as linguagens da Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, dentro dos três eixos articuladores citados anteriormente. Dessa forma, em linhas gerais, alguns conteúdos a serem contemplados seriam:

Artes visuais

O fazer artístico; Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas, etc...

Apropriação desse fazer; reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando por imagens; experimentação, utilização e pesquisa de materiais e técnicas; busca de uma forma pessoal de expressão.

Apreciação significativa; Convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) e suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional); identificação de significados expressivos; reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual; identificação de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais.

Produção cultural e histórica:

Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de Artes Visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história; reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos; identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas; contato frequente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções; frequência a museus, galerias, exposições, mostras, ateliês, oficinas.

Música

O fazer artístico: Interpretações, arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos (individual e grupal) baseados nos elementos da linguagem musical; experimentação, seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias; canto, notação musical, criação de letras de canções; traduções simbólicas de realidades interiores e emocionais por meio da música.

Apreciação significativa: Percepção e identificação dos elementos da linguagem musical; identificação de instrumentos e materiais sonoros; percepção das conexões entre as notações a linguagem musical; discussão de características expressivas e da intencionalidade de compositores e intérpretes.

Produção cultural e histórica: Movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas associados a contextos históricos, sociais, geográficos, observados na sua diversidade; fontes de registro e preservação (partituras, discos...) músicos como agentes sociais: vidas, épocas e produções; transformações de técnicas, instrumentos, equipamentos, na história da música; a música e sua importância na sociedade e na vida dos indivíduos; os sons ambientais, naturais e outros, de diferentes épocas e lugares e sua influência na música e na vida das pessoas; músicas e apresentações musicais e artísticas das comunidades, regiões e País consideradas na diversidade cultural; em outras épocas e na contemporaneidade

Dança

O fazer artístico: Interpretações, arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos (individual e grupal) baseados nos elementos da linguagem da dança; criação de pequenas coreografias.

Apreciação significativa: reconhecimento de e distinção das diversas modalidades de movimentos e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança; identificação de forma, volume, comunicação presentes em sua localidade (livros, revistas, vídeos, filmes e outros tipos de registros em dança), assim como junto a grupos de dança, manifestações culturais e espetáculos; registros pessoais para sistematização das experiências observadas e documentação consultada.

Teatro

O fazer artístico: Jogos de atenção, observação, improvisação, reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática; experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora; pesquisa, elaboração e utilização de cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som; exploração das competências corporais e de criação dramática; utilização da expressão e comunicação na criação teatral; interação ator-espectador; criação de textos e encenação com o grupo.

Apreciação significativa: Compreensão dos significados expressivos corporais, textuais, visuais, sonoros da criação teatral; observação, apreciação e análise das diversas manifestações de teatro; reconhecimento e compreensão das propriedades comunicativas e expressivas das diferentes formas dramatizadas (teatro em palco e em outros espaços, circo, teatro de bonecos, manifestações populares dramatizadas, etc.);

Produção cultural e histórica: Identificação das manifestações e produtores, peso, formas de locomoção, deslocamento, orientação no espaço, direções, planos, velocidade, tempo, ritmo, desenho do corpo no espaço.

Produção cultural e histórica: Identificação e reconhecimento da dança e suas concepções estéticas nas diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais; contextualização da produção em dança e compreensão desta como manifestação autêntica sintetizadora e representante de determinada cultura; identificação dos produtores em dança como agentes sociais em diferentes épocas e culturas; pesquisa e frequência às fontes de informação. Conforme as leituras realizadas a arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e consciente dos seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.

A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da Arte tem como objetivo a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação de cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social.

Plano de Aula

Tema: Artistas e Telas

Van Gogh - Girassóis

Pablo Picasso - Os Sapatos

Tarsila do Amaral - Abaporu

Público Alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Escola Municipal Walter Beze – Anápolis - GO

Contextualizando a turma:

Trata-se de uma turma formada por 23 alunos, oriundos de uma realidade em que não se visita museus ou nenhuma exposição de artes ou outras.

Disciplina: Arte

Justificativa: O tema se justifica porque apesar de ser importante trabalhar a arte em todas as suas expressões no contexto da prática escolar, visando desenvolver a sensibilidade, percepção e imaginação dos alunos, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas, observa-se que as crianças da periferia, da classe pobre, não têm contato direto com obras de arte ou trabalhos de artistas famosos, daí a intenção de desenvolver o senso critico a criatividade, o conhecimento através de uma atividade que visa conhecer e entender algumas obras de arte famosas.

Objetivos: Levar o aluno a utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;

Desenvolver conceitos e opiniões sobre diferentes obras de artes;

Compreender a mensagem de cada uma segundo o tempo histórico em que foi elaborada.

Habilidades e Competências

-Perceber a relação estética entre objetos, formas, luz, som e movimentos.

-Refletir dobre a sua própria produção artística e a produção alheia, num dado contexto.

-Desenvolver a sensibilidade artística.

-Ampliar o repertório cultural.

-Exercitar a imaginação criadora.

Estratégias Didáticas: Utilizar textos sobre os autores: Pablo Picasso, Van Gogh e Tarsila do Amaral.

Pesquisar na internet, obras sobre os autores escolhidos; Discutir sobre a obra e sua representação. Imprimir as obras para manusear e analisar e apreciar; Propor uma releitura dos autores, permitindo que cada aluno crie sua obra.

Recursos Utilizados:

• Sala de internet

• Cartazes

• Tintas e pinceis

• Sulfite, cartolina

A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.

Apreciar, interpretar, e entender as obras de arte coopera para desenvolver no aluno a compreensão do tempo histórico, do contexto em que elas foram realizadas e as condições sociais que elas representam. Promove prazer, desenvolve a apreciação pelo belo, diverte, aperfeiçoa o conhecimento, dentre outras vantagens.

Na sala de aula, a arte pode chegar de muitas maneiras: através de replicas, em livros cartazes, museus virtuais entre outras formas, contribuindo para desenvolver o gosto pela arte, a criatividade, entender os diversos contextos sociais envolvidos enfim, traz cultura e conhecimento.

Arte se ensina e Arte se aprende. Por isso, é importante que o professor leve a obra de arte até os alunos, tornando as aulas mais bonitas, coloridas, dinâmicas. As pinturas retratam imagens, lugares, pessoas, situações, etc, abrindo espaço para a imaginação e criatividade de cada observador.

Neste contexto, o papel do professor é muito importante, atuando como mediador a obra de arte e o aluno. Para isso, é preciso pesquisar, ler, reler, apreciar, recriar, visando estimular os seus alunos a fazerem o mesmo e ampliarem, assim, seu repertório cultural.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considera-se então que a arte é uma disciplina importante para o desenvolvimento escolar do aluno, em qualquer seguimento, em qualquer faixa etária. Deve ser, por isso, bem planejada e explorada, pois oferece inúmeras oportunidades para tornar o processo educativo mais interessante e significativo.

A arte se aprende praticando. Num mundo cercado de cores, desenhos, formas, sons, muitas crianças e até adultos nunca tiveram contato com as obras de arte, sejam quadros, artesanato, esculturas, letras, danças, dentre outras. Portanto, cabe a escola proporcionar a estas, o acesso ao mundo das artes, seja através das réplicas que aparecem em livros, sites, televisão ou se possível, organizar visitas a museus e exposições. O que importa é garantir aos alunos a possibilidade de apreciar, analisar, interpretar, participar, reproduzir, se esquecer de ressaltar que a criatividade de cada um deve ser estimulada.

Ao olharmos pra natureza podemos conhecer a maior obra de arte e os alunos devem ter esse contato, brincar na terra, com água abrangendo todos os aspectos artísticos e desenvolvendo na criança a percepção do que realmente é considerado artes.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais -

Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. Acesso em: 18 de agosto de 2014

http://www.publicacoes.inep.gov.br/web/guest/home Acesso em: 19 de agosto de 2014

http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/artes/poster/474-1242-1-RV.pdf Acesso em: 19 de agosto de 2014

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf Acesso em: 21 de agosto de 2014

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf Acesso em: 21 de agosto de 2014

http://artenaescola.org.br/ Acesso em: 04 de setembro de 2014

http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/ Acesso em: 04 de setembro de 2014

http://www.louvre.fr/en/homepage Acesso em: 04 de setembro de 2014

http://www.musee-orsay.fr/en/collections/overview.html Acesso em: 04 de setembro de 2014

https://www.museodelprado.es/coleccion/galeria-on-line/ Acesso em: 04 de setembro de 2014

http://educador.brasilescola.com/orientacoes/trabalhando-com-obras-arte.htm Acesso em: 04 de setembro de 2014

http://www.arteducacao.pro.br/Artigos/arte_e_educacao.htm Acesso em: 04 de setembro de 2014

...

Baixar como  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »