TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, Criatividade E Recreação

Artigos Científicos: Arte, Criatividade E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

RERISON RODRIGUES DE OLIVEIRA

ANA CAROLINE DE ARAÚJO CASTANHEIRO ANDRADE RA: 1299876351

BIANCA CRISTINA DA CUNHA CONCEIÇÃO RA: 4542862082

GABRIELA DA SILVA ALVES RA: 5321965256

JOELMA RAMOS SENA LIMA RA: 1299556942

BRASÍLIA-DF

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

ANA CAROLINE DE ARAÚJO CASTANHEIRO ANDRADE RA: 1299876351

BIANCA CRISTINA DA CUNHA CONCEIÇÃO RA: 4542862082

GABRIELA DA SILVA ALVES RA: 5321965256

JOELMA RAMOS SENA LIMA RA: 1299556942

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientaçãodo professor-tutor a distância Rerison Rodrigues de Oliveira.

BRASÍLIA- DF

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado sobre a arte na educação, pois a mesma contribui para o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, fazendo com que o aluno desenvolva a sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele. Serão analisadas os tipos de aulas que eram ministradas antigamente e quais os recursos utilizados; e o que mudou, ou não, comparado aos tempos de hoje.

Experiências da aluna Bianca Cristina da Cunha Conceição:

Lembro-me, na 5ª série, que minha professora ensinava aos alunos vários trabalhos de artesanato em madeira e objetos de barro, como vasos, estátuas, etc. Com palitos de sorvete fazíamos alguns objetos como porta-lápis e alguns enfeites, também quadrinhos de parede.

Na 7ª série algumas peças de teatro, dramatizando alguns contos de fadas, sendo que a professora sugeria que mudássemos algumas partes da história, tornando-as mais criativas.

Experiências da aluna Ana Caroline de Araújo C. Andrade:

Ingressei em uma escola com seis anos de idade, em uma escola em um bairro distante da cidade grande, lembro que minha professora gostava de fazer alguns passeios com os alunos. Como era uma região pequena, todos nós conhecíamos, era muito divertido esse tipo de recreação, pois nos desenvolvíamossocialmente, compartilhávamosexperiências, nos comunicávamos, além de reforçar os laços de amizade.

Em sala de aula a professora trabalhava a relação com a família, nas datas comemorativas, como o dia das mães, pois reunia os alunos e mães e compartilhava histórias e outras experiências. Certa vez, em uma dessas comemorações, a professora contou a história do chapeuzinho vermelho e despois pediu para que os filhos e mães representassem a história.

Experiências da aluna Gabriela da Silva Alves:

Na minha época sempre havia ali uma professora de artes e uma apostila para que eu estudasse as matérias.

Uma vez fizemos arte com garrafas de vidro, colocando massa por cima da garrafa e depois pintamos. Fizemos pratinhos de barro, com desenho da nossa mão em baixo relevo. Tudo dependia da criatividade da professora em relacionar o assunto que nós tínhamos de aprender, com um tipo de atre em que nós pudéssemos fazer.

Experiências da aluna Joelma R. S. Lima

Sou de Manaus-Amazonas, por isso as atividades sempre estavam relacionadas com nossa cultura loca. Recordo-me de uma apresentação em que fiz. Nos pintamos e vestimos como índios e dançamos música relacionada as tribos. Foi uma experiência engraçada e enriquecedora. A minha professora me incentivava a conhecer a cultura local. Lembro-me que fiz colares, pulseiras artesanais, chinelos e pintamos vários tipos de animais, os quais não conheciamos, nas aulas de artes.

Esse tipo de incentivo a conhecer a própria cultura é enriquecedor, pois nos proporciona outra visão sobre o que temos e somos e desperta a curiosidade e a criatividade em sala e fora dela.

Os relatos acima aconteceram em épocas diferentes, professores diferentes, ou seja, mentes diferentes. Entretanto, os alunos eram incentivados a serem criativos, os professores buscavam meios de despertar essa curiosidade e aflorar a criatividade dos alunos. O objetivo desses desafios artísticos era levar os alunos a terem outra visão do mundo, de suas matérias, fazê-los perceber que algo diferente poderia ser feito nas matérias e questões em havia dificuldade. Antigamente havia poucos recursos que temos hoje; portanto, existe a possibilidade e oportunidade de usar recursos visuais, sonoros, móveis, entre outros que ajudarão e cooperarão com o desenvolver do pensamento crítico, formação sensível e desenvolvimento da criatividade.

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

A educação é a transformação do sujeito crítico e criativo com base na sua vivência com o mundo. Quandotralhada, a arte contemporânea nas escolas tornam favoráveis diversas possibilidades de ensino, pois inicia a curiosidade do alunos, causa debates e investigação, os que ocasiona mais conhecimento de uma realidade mais real.

Ouvimos falar de mudanças na educação, temos comparado o ensino de antigamente com o de hoje, mas se analisamos bem, pouca coisa de fato mudou, pois as escolas estão vivendo praticamente da mesma forma. Temos que entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com