TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Nanotecnologia

Por:   •  10/3/2016  •  Artigo  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nanotecnologia

Nome aluno....

Nome aluno...

Nome aluno...

RESUMO

        O seguinte trabalho apresenta uma nova tecnologia, muito avançada, a qual começou a ser estudada profundamente no ano de 2000. A nanotecnologia é a tecnologia que estuda os átomos e os colocam no lugar desejado para criar novas coisas, as quais são minúsculas. Essa tecnologia é, atualmente, muito utilizada no comércio, em mais de 800 produtos,

Palavras-chave: Nanotecnologia. Avanço tecnológico.  Micropartículas.

Nome aluno

Escola

Profissão

E-mail    

Nome aluno

Escola

Profissão

E-mail    

Nome aluno

Escola

Profissão

E-mail    


1 INTRODUÇÃO

O seguinte artigo tem como tema principal a nanotecnologia. Em 1959, o físico Richard Feynman apresentou a primeira ideia de Nanotecnologia, que seria a possibilidade de organizar átomos da maneira que nós quiséssemos.[pic 2]

Começou a ser expandida e estudada mais profundamente no ano de 2000 e seu campo de informações aumenta a cada ano que passa, e em diferentes áreas da ciência. Atualmente a nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos e consiste na capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada.

2 ARTIGO DE REVISÃO

        O artigo em questão foi realizado a partir de um tema escolhido pelo professor Robson Vargas, professor de física do Colégio Santa Teresinha. O trabalho foi realizado partindo de pesquisas e conteúdo trabalhado.

3 DESENVOLVIMENTO

Em 1959, o físico Richard Feynman apresentou a primeira ideia de Nanotecnologia, que seria a possibilidade de organizar átomos da maneira que quiséssemos, entretanto seu conceito era muito desenvolvido para a época, e foi deixado de lado. Trinta anos depois veio à tona novamente e entrou na área da ciência do “muito pequeno”, e foi denominada de nanotecnologia porque a unidade de medida dos objetos em estudo era o nanômetro (um nanômetro (nm) que equivale a um bilionésimo de metro).

“A pergunta de Richard Feynman foi: O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos? Obteve uma resposta que foi dada pelos cientistas que os manipulam hoje. Segundo os cientistas, através de uma provável manipulação da movimentação do átomo, seria possível construir supercomputadores que caibam no bolso, colocar microssondas para fazer testes sanguíneos dentro do corpo humano, etc. Tudo isso gira em torno de previsões e suposições, as quais poderão torna-se realidade em aproximadamente uma década.”   (PERCILIA, Elaine)

 [pic 3]

A nanotecnologia começou a ser expandida e estudada mais profundamente no ano de 2000 e seu campo de informações aumenta a cada ano que passa, e em diferentes áreas da ciência.

3.1 APLICAÇÃO

Atualmente a nanotecnologia é aplicada em mais de 800 produtos, muitos deles estão presentes no nosso dia a dia, como os computadores, nelem temos procesadores  de 45 nm que trabalham com eficacia e rapidez  e são o que mais aplicam a nanotecnologia.

Outro exemplo são as placas de video. Dentro delas encontramos itens em tamanhos minusculos. Os GPUs - unidades de processamento gráfico – que são elaborados com tecnologia nanocópica. A cada novo modelo de GPU lançado a tende a ser mais potente e com escalas ainda menores.

Os vídeos games antigos eram de tamanhos grandes pois utilizavam pouco da nanotecnologia, hoje em dia estão armazenando cada vez mais informações e em peças internas mais pequenas

3.2 ULTILIDADE

A nanotecnologia não esta apenas revolucionando campos da informática, esta também adquirindo avanços em outras áreas, como na química, física quântica e ate mesmo na medicina.

Na área da saúde ela é utilizada para criar remédios, aumentar a precisão de alguns exames, na criação dos sensores retinianos - que auxiliam na melhora da visão - estimuladores cerebrais, desfibriladores portáteis -  que regulam o fluxo cardíaco – entre inúmeros outros equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (324.9 Kb)   docx (381.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com