TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Elizabeth Macedo, Tema Currículo (Resenha)

Por:   •  14/2/2019  •  Resenha  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho em grupo de didática 2019.3

Professora: Rita

Ensaio teórico

Autores: Antônio Flávio Barbosa Moreira; Elizabeth Macedo; Alice Cazemiro Lópes; Thomas Tadeu da Silva;

Artigo da Elizabeth Macedo (Resumo)

CURRÍCULO COMO ESPAÇO E TEMPO DE FRONTEIRA CULTURAL

Elizabeth Macedo começa uma discussão sobre economia, política e cultura no campo de currículo evidenciando sua opinião, declarando ser a favor do ponto de vista dos autores Santos e Nunes, os quais apontam que é necessário que se faça outra leitura do cultural.

“Uma leitura que não se fixe nas distinções entre cultura, economia e política, mas que entenda que o cultural, ao ser refuncionalizado como mercadoria, rearticula sua dimensão política. Uma leitura que perceba como o espaço-tempo da cultura incorpora valores de mercado, mas também alternativas que o tornam político por excelência. Uma leitura que, enfim, seja capaz de pensar o espaço-tempo da política como um cruzamento entre características globais do capitalismo e especificidades locais em um processo que envolve hibridismos.” (Santos e Nunes, 2003)

Desta forma, observa-se que para tal visão é necessário conceitualizar o currículo como espaço-tempo cultural. Sendo assim, é importante ressaltar a relação ao hibridismo de perspectivas teóricas que tem caracterizado a discussão sobre currículo e cultura é a influência das teorias críticas, apesar de estar associada a diversas discussões com viés pós-crítico.

 Em um pensamento critico, os autores Moreira e Silva, definiam currículo como um terreno de produção e de política cultural. Esse entre outros trabalhos de Moreira, como em estudos mais recentes com Macedo o qual demonstra interesse de que se reformule o  conhecimento a para teoria política do currículo sobre a seleção e organização do conhecimento escolar e sobre as relações de poder que lhes são subjacentes.

Por outro lado, Silva demonstra em seus trabalhos discutindo currículo e cultura uma visão pós-estrutural de forma parcial, com manutenções de categorias da teoria crítica especialmente referente à centralidade de conhecimento.

Essas análises mencionadas foram feitas para nos atentar para a dificuldade de compreender currículo como cultura que depende de um espaço-tempo. Sendo assim o objetivo de Elizabeth Macedo é trazer uma discussão sobre a aceitação de diversas culturas nas quais precisamos aceita-las e entender que se originam de diversas fronteiras e precisamos integrá-las ao currículo.

Na discussão sobre currículo como espaço-tempo de fronteira, a autora diz que considera currículo como espaço-tempo em que sujeitos diferentes interagem, sendo um processo cultural que acontece em um lugar-tempo cultural do currículo escolar, sendo este currículo projetado em nossas falas, e que é diferente para cada um de nós, sem generalizar, e também sem particularizar.

Além disso, há a defesa que não há distinção entre currículo formal e vivido, não apenas em distinções didáticas, mas principalmente às conseqüências sobre estudos das políticas e das práticas curriculares. Na verdade, acredita-se que esses currículos são processos advindos da produção cultural.    

Neste sentido, antes de formularmos um currículo é necessário pensarmos no que chamamos de Educação. Segundo Bhabha, pode-se dizer que a educação emerge de um movimento de narrativo duplo: a temporalidade continuista a qual é um conjunto de saberes culturais, sendo o conhecimento acumulado, cultura burguesa, cultura nacional entre outras. É evidente que a pedagogia tradicional atua na propagação dessas culturais, não de forma unificada, mas integrante do que chamamos de educação. A outra narrativa seria uma estratégia performática, que seria  uma temporalidade que as narrativas tradicionais da escola, os projetos críticos de um cidadão emancipado, a hegemonia eurocêntrica ampliada, nem a colonização da escola pela ciência podem impedir o surgimento e a construção de temporalidades disjuntivas.

Currículos podem ser considerados como práticas ambivalentes, ou seja, híbridos culturais em que estão mesclados os estudos da ciência, da nação, do mercado, as religiosidades e tantos outros que são também híbridos em suas próprias constituições. Entender currículo como híbrido cultural é crucial para pensar a diferença como um discurso relacional em que o próprio sistema de sua representação está em questionamento. E para pensar a diferença podemos tratar do currículo como espaço-tempo híbrido, de fronteira entre culturas que se legitimam de forma diferenciada.

Com tantas teorizações sobre o currículo escolar e a inclusão cultural, há dificuldades em pensar a diferença na sociedade moderna e no currículo. Hall defende que os sistemas globais convivem com localismos que eles mesmos produzem. Localismos que chocam suas distintas temporalidades com o desejo universal desses sistemas e só podem ser superados pela mediação do próprio sistema a que resistem (Santos & Nunes, 2003).

 É, pois, na perspectiva de que, para além dos discursos homogeneizantes – do Iluminismo, do mercado, da nação –, o currículo escolar é habitado por uma diferença que não se define como a oposição ao homogêneo, que é possível tratá-lo como uma espécie de espaço-tempo cultural liminar. Um espaço-tempo em que as culturas presentes negociam com “a diferença do outro”, que explicita a insuficiência de todo e qualquer sistema de significação. Assim, se o currículo pode ser visto como um espaço-tempo híbrido de fronteira, ele é também uma arena em que se dá uma experiência colonial. Nele convivem as culturas locais dos variados pertencimentos de alunos e professores com as culturas globais, majoritárias tanto nos currículos escritos quanto, possivelmente, nos vividos nas salas de aula. Sendo assim, Elizabeth Macedo propõe que as culturas globais e currículos em ação sejam tratados como espaços tempos de colonização. Uma colonização que não é operada pelo professor sobre o aluno, como parece propor Ladwig (2003), mas por um híbrido Iluminismo/mercado sobre outros sistemas culturais. A autora ainda defende que tanto professor como aluno convivem com a proposta colonial de substituição de saberes menos organizados (ou sincréticos) por outros com nível maior de organização (ou sintéticos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com