TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diretrizes Curriculares

Por:   •  18/4/2018  •  Abstract  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL [pic 1]

Campus III - Curso de Pedagogia

Alcione Bernardo Viana

Ana Cristina Alves do Nascimento

Maria Verônica Curvelo de Oliveira

Mirelle da Silva Tenório

Raquel Silva Dionizio

Diretrizes Curriculares

Palmeira dos Índios – AL

2018

Alcione Bernardo Viana

Ana Cristina Alves do Nascimento

Maria Verônica Curvelo de Oliveira

Mirelle da Silva Tenório

Raquel Silva Dionizio

Diretrizes Curriculares

Trabalho solicitado na disciplina de Fundamentos da Pedagogia, sob orientação da professora Adenize Costa, como requisito parcial de avaliação.

Palmeira dos Índios – AL

2018

Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006

Art. 5º O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

Exemplos: Atuar com ética, ou seja, ser pontual, responsável, humilde, sigiloso e comprometido. Tratar todos igualmente sem discriminação de cor, raça, religião, posição social e outros. Como também ensinar aos alunos a desenvolver tais capacidades, estimulando-os a atitudes de respeito.

II - compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

Exemplos: Para trabalhar com crianças de 0 a 5 anos, deve-se ter como base que o desenvolvimento dos mesmos é construído por fases, cada um tem suas especificidades e cabe ao professor ter o interesse em conhecê-las, respeita-las e buscar meios para se trabalhar com elas. Dessa forma, o pedagogo deve ser observador e criativo; trabalhar o lúdico, ou seja, ensinar por meios de jogos e brincadeiras como roda, músicas educativas, tarefas que estimule a coordenação motora (pular, correr, andar, pegar no lápis, desenhar, pintar).  

III - fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

Exemplos: Sabe-se que o ensino fundamental é o período de ensino de crianças entre 6 a 11 anos, nesse momento de aprendizagem o pedagogo deve trabalhar com os alunos, mesmo aqueles que não entraram na escola com a idade apropriada, a prática da leitura e escrita. Cabe ao professor também criar métodos para motivar a criança para o dialogo, o prazer da leitura, o desejo de pesquisar, buscar meios de adquirir novos conhecimentos. Para tanto, é necessário criar um ambiente dentro da sala de aula que desperte o interesse pelos livros e pelos estudos, seja ele por meio de leituras solidárias (professor e alunos lendo o mesmo texto), seja por trocas de cartas (alunos escrevendo cartas para outros), ou até mesmo fazendo um projeto “mala viajante”, na qual um dia na semana sorteia-se um aluno para levar para casa um livro para leitura, depois debate em sala sobre o texto lido.  

IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

Exemplos: o pedagogo é um profissional que está apto para trabalhar em ambiente escolar, seja ele privado ou publico, em salas de aula ou gestão (coordenador, diretor e outros). Tal profissional também se capacita para desenvolver seu trabalho pedagógico em empresas, hospitais e residências.

V - reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

Exemplos: o profissional ali presente deve identificar a dificuldade de cada aluno, identificando-a poderá criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações de modo que facilite a aprendizagem daquele que apresentam tais necessidades. Desta forma, o professor poderá está trazendo para suas aulas projetos pedagógicos como: jogos educacionais, artes manuais, atividades em grupo metodologia simplificadas etc.

VI - ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

Exemplos: O professor é responsável por passar conhecimento para seus alunos, portanto, deve ter domínio de todas as matérias para que desse modo ele planeje sua aula de forma interdisciplinar, ou seja, relacione os conteúdos para que o conhecimento de seus alunos seja mais aprofundado, interessante e dinâmico.

VII - relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

Exemplos: para melhorar o aprendizado nas disciplinas, faz-se necessário que o professor em questão adote uma metodologia de que a contextualização do assunto possa ser dada também por recursos audiovisuais (tv, dvd, notebook) e atividades extras (aulas em campo, etc.).  

VIII - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

Exemplos: incluir os pais e/ou responsáveis nas práticas escolares dos alunos, uma vez que, a participação ativa da família na vida escolar das crianças interfere de uma forma positiva na qualidade do ensino. Para tanto, cabe à família acompanhar as tarefas de casa, verificar com a escola formas de como contribuir para o dia a dia do aluno e frequentar a reunião de pais e mestres, trocar experiência sobre algo que aprendeu e acompanhar os avanços de seus filhos/as. Deste modo, selando uma parceria entre escola e família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com