TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Drenagens Ácidas De Minas

Por:   •  1/12/2023  •  Artigo  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 2

DRENAGENS ÁCIDAS DE MINAS – DAM

Para Schneider (2006), A atividade de mineração de carvão, como a desenvolvida no sul do Estado de Santa Catarina, é classificada como de alto potencial poluidor. Na Bacia Carbonífera do Sul de Santa Catarina estão cadastrados cerca de 786 km de rios atingidos por DAM.

Segundo Skousen (1998), a drenagem ácida de mina (DAM) é uma água contaminada caracterizada por altos teores de ferro, alumínio e ácido sulfúrico, razão pela qual pode apresentar coloração esverdeada ou laranja-amarelado a avermelhada, dependendo do estado predominante do ferro (Fe+2 ou Fe+3, respectivamente).

A DAM é um dos maiores problemas da atividade de mineração na sua relação com o meio ambiente, aspecto que em parte se deve à interferência direta sobre sistemas e recursos naturais. Neste contexto, a drenagem ácida de mina (DAM) representa um dos principais desafios para qualquer mineração envolvendo minerais sulfetados, em especial no que tange a contaminação dos recursos hídricos das áreas onde estão implantadas estas atividades. Os rios afetados por este tipo de contaminação se caracterizam por sua elevada acidez, assim como pelo alto conteúdo em sulfatos, ferro e outros metais pesados. O controle da DAM exige um conjunto de ações que podem ser resumidas em três categorias: preventivos, de controle da migração e remediação (KONTOPOULOS, 1998).

Figura 1 – Drenagem ácida de mina em rejeitos de mineração

[pic 1]

Fonte: Virtuoso (2006)

REFERÊNCIAS

KOUTOPOULOS, A. Acid mine drainage control. In: Effluent Treatment in the

Mining Industry. University of Concepción, 1998.

SCHNEIDER, Carlos Henrique. Controle da Drenagem Ácida de Minas na Mineração de Carvão de Santa Catarina. Porto Alegre, 2006.

SKOUSEN, J.G. Acid Mine Drainage Control and Treatment. 2.ed. Morgantown, West Virginia, (West Virginia University and the National Mine Land Reclamation Center), 1996, 361p.

VIRTUOSO, Zeca. Método Preventivo de Poluição. Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Disponível em:http://www.unesc.net/portal/aicom/blog/2375-dissertacao-sobre-metodo-preventivo-a-poluicao-de-carvao-sera-defendida-esta-quinta-na-unesc acessado em: 26 de maio de 2020. Criciúma, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com