TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Ativas no ensino de Ciências: uma experiência com Peer Instruction

Por:   •  3/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO

Metodologias Ativas no ensino de Ciências: uma experiência com Peer Instruction

ESCOLA: E. M. E. F. Prof°. Juvenal da Costa e Silva

EQUIPE:

  • Supervisor: Expedicto Ribeiro de Carvalho Junior;
  • Bolsistas:  Amanda Cunha Pires;

      Bruna Corrêa da Silva;

                Daniela Maria de Siqueira Moreira;

                Gabriela Alves Ponte;

                Paulo Dimas de Campos Silva

 

TURMA: O projeto visa atender a uma turma de sétimo ano de uma escola da rede pública municipal de ensino de Taubaté-SP, num universo de 35 alunos atendidos.

TEMA: Metodologias ativas de aprendizagem

CONTEUDOS:

  • Sétimo ano – Biomas brasileiros.

INTRODUÇÃO

As metodologias ativas estão em foco, sobretudo porque partem da premissa de que o estudante não é um ser passivo, ouvinte e que o conhecimento não é estático, pronto acabado, universal e imutável. O conhecimento é, ao contrario, dinâmico e está sendo construído pela humanidade numa relação de dialogismo sócio-cultural-construtiva. Nesse aspecto, o estudante é importante no processo ensino aprendizagem e ocupa posição de destaque no debate que se estabelece atualmente, sobretudo em relação ao deslocamento do foco do ensino e aprendizagem do professor para os alunos e as relações que estes estabelecem entre si e com o professor. (KLUKIEWCZ, 2007). Este novo papel do professor, não diminui a importância deste no processo de aprendizagem, mas, ao contrário, o torna mais relevante e efetivo ao acompanhar a aprendizagem e não transmitir o conhecimento. Tal concepção de construção/recosntrução de conhecimento por parte do aluno alinha-se ao que preconizam os Parâmetros curriculares Nacionais (PCN), quando estes estabelecem os Quatro pilares da educação: o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a viver e a conviver e o aprender a ser. (PCN, 2002)

As metodologias ativas tornam o aluno protagonista do seu próprio aprendizado, tirando o foco do professor que seria então o orientador e mediador entre a informação e o aluno, buscando desenvolver autonomia e o potencial de despertar a curiosidade à medida que os alunos trazem novos conceitos sobre a teorização ministrada em aula. (OLIVEIRA, 2012). São consideradas metodologias ativas, ou de aprendizagem ativa, as metodologias de: aprendizagem cooperativa, a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem em pares (peer instruction). ((ROCHA; LEMOS, 2014).

A metodologia peer instruction é uma metodologia ativa de aprendizado que aplica conceitos e discussão entre alunos com o objetivo de tornar o aluno proativo e corresponsável pelo processo de ensino e aprendizagem. (PINTO et al., 2012)

Para Silva, Figueiredo e Rodrigues (2014) essa metodologia está fundamentada na aprendizagem entre pares em que os estudantes, com base no conhecimento inicial acerca de determinado assunto trocam saberes e experiências vivenciadas promovendo uma aprendizagem mais  interativa, cooperativa, proativa, conspirando para a promoção da autonomia e ao mesmo tempo corroborando para a inserção social do estudante, em suma auxiliar a efetivar o estudante enquanto cidadão.

A metodologia Peer Instruction, também conhecida como instrução por colegas, é uma metodologia desenvolvida e proposta em 1991 pelo professor de física da Universidade de Harvard, nos EUA, Eric Mazur. (OLIVEIRA, 2012). O Objetivo principal da metodologia é fazer com que os estudantes sejam engajados no processo ensino aprendizagem e apreendam mais e melhor os conceitos de física. Nesta metodologia, os testes conceituais promovem discussões e debates sobre os conceitos e conteúdo. Durante a discussão, cada estudante pode expor suas idéias acerca dos conceitos em estudo. (ROCHA, LEMOS, 2014).

Para Crouchetal (2007), a metodologia do Peer Instruction, tem como característica a capacidade de  envolver os estudantes durante a aula por meio de atividades que lhes possibilitam a aplicação dos conceitos fundamentais da área de estudo em questão, por meio da interação professor-estudante e estudante-estudante. Esta ultima justifica o nome da metodologia instrução pelos pares. Na metodologia, os estudantes são estimulados ao aprender a aprender e por meio das interações, passam a explicar os conceitos ou justificar uns ao outros as razões de suas respostas aos testes. Desta forma, a dinâmica permite que os estudantes saiam do seu desenvolvimento real  e por força da proximidade cultural entre os estudantes e deles com o professor, maximizam o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, conforme sugere o mencionado conceito vygotskiano de Zona de Desenvolvimento Proximal.

OBJETIVOS

GERAL

Fomentar a participação ativa dos educandos no processo de ensino-aprendizagem com vistas a contribuir para uma mudança de eixo na relação professor-aluno, em que os alunos passam a ser agentes do seu próprio aprendizado;

ESPECÍFICOS

  • Usar a ferramenta Peer Instruction para facilitar o aluno conseguir êxito na tarefa de aprender a aprender;
  • Compreender as características (fauna e flora) dos biomas brasileiros, sobretudo da região do Vale do Paraíba;
  • Valorizar a autonomia do educando por meio da aprendizagem por pares;

JUSTIFICATIVA

O Peer instruction é uma metodologia que procura desenvolver um modo ativo de aprendizado, em que o aluno se torna corresponsável pelo aprendizado, isso não significa abandonar o método tradicional de ensino -assim denominado por uma concepção de ensino em que as aulas são essencialmente expositivas, ficando a cargo do professor repassar os conhecimentos e exigindo dos estudantes a assimilação e a reprodução literal dos conteúdo - mas explorar outras formas de ensino para concretização da atuação do ensino e aprendizagem. (MULLER, 2013). Para Pinto, Bueno e Silva (2012), investigar essa metodologia e sua aplicação no ensino fundamental é relevante, pois permite contribuir para o debate que se estabelece nas escolas e na sociedade, sobretudo no que tange ao ensino e a aprendizagem e a relação desta com a formação social do estudante cidadão. Outro aspecto recai sobre o sucesso desta metodologia em outros níveis e modalidades de ensino, mas em especial, no ensino fundamental, poucas experiências foram identificadas na literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com