TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia ativa

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 14

CLAUDIA LUCRÉCIA DE MATOS SILVA

TITULO DO TCC

VILHENA-RO

2015

CLAUDIA LUCRÉCIA DE MATOS SILVA

TITULO DO TCC

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Gestão de Residência Médica e Multiprofissional para certificação no curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde com ênfase na facilitação de metodologias ativas de ensino aprendizagem.

Orientador: Adriana Carvalho Coutinho Tolfo

VILHENA-RO

2015

AGRADECIMENTOS

A Deus em primeiro lugar, também a minha família e a todos que de alguma maneira contribuíram com o meu processo de formação durante o curso APES, que sem dúvidas foi um curso extremamente importante para o meu desenvolvimento como docente.

A educação é a arma mais poderosa que

Você pode usar para mudar o mundo.

NELSON MANDELA


SUMÁRIO

  1. Introdução ................................................................................... pag. 6
  2. Desenvolvimento......................................................................... pag. 8
  3. Considerações finais................................................................. pag. 13

Referencias Bibliográficas.............................................................. pag. 14

Anexo 1- ........................................................................................... pag. 16

Anexo 2-............................................................................................ pag. 17

Anexo 3-............................................................................................ pag. 18

 

INTRODUÇÃO

         A educação, mais do que nunca, passa por diversas reflexões acerca das metodologias de ensino, e diante dos desafios atuais, busca fazer as mudanças para o crescimento e amadurecimento dos sujeitos. Não é possível fazer reflexões acerca da educação sem buscar a reflexão do próprio sujeito, que procura constantemente, inovações, pois se reconhece como um ser inacabado e por isso se educa.(FREIRE,2003)

         As transformações na educação são determinadas por múltiplos fatores e dentre eles, como uma forte característica de nosso século, pelas novas tecnologias de comunicação, que fazem dessa, mais do que em outras épocas, uma sociedade da informação. Muitas das mudanças nas estratégias educativas, tem sido impulsionadas pelas novas tecnologias de comunicação. Desse modo, a aula tradicional onde existe um orador – o professor, e os assistentes – os alunos numa sala de aula, é cada vez mais obsoleta, pois a disponibilidade do conhecimento está ao alcance de todos, e exige, mais do que aprender, ser capaz de acessar e processar a informação. Diante deste fato as metodologias ativas incentivam a participação ativa dos educandos no processo dinâmico de construção do conhecimento, avaliação e resolução de problemas da realidade, trazendo o aluno para o papel de sujeito ativo de seu crescimento, ou seja, protagonista do processo. (DEMO, 2000)

        Os métodos tradicionais, que privilegiam a transmissão de informações pelos professores, faziam sentido quando o acesso à informação era difícil. Com a Internet e a divulgação aberta de muitos cursos e materiais, podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e com muitas pessoas diferentes. Isso é complexo, necessário e um pouco assustador, porque não temos modelos prévios bem sucedidos para aprender de forma flexível numa sociedade altamente conectada. (ALMEIDA, 2012).

         O que a tecnologia traz hoje é integração de todos os espaços e tempos. O ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. Não são dois mundos ou espaços, mas um espaço estendido, uma sala de aula ampliada, que se mescla, hibridiza constantemente. Por isso a educação formal é cada vez mais blended, misturada, híbrida, porque não acontece só no espaço físico da sala de aula, mas nos múltiplos espaços do cotidiano, que incluem os digitais. O professor precisa seguir comunicando-se face a face com os alunos, mas também digitalmente, com as tecnologias móveis, equilibrando a interação com todos e com cada um.( MORÁN,2015)

         Podemos entender Metodologias Ativas como formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam na busca de conduzir a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas. A utilização dessas metodologias pode favorecer a autonomia do educando, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social e em contextos do estudante. Dentre umas das Metodologias Ativas utilizadas está a problematização, que tem como objetivo instigar o estudante mediante problemas, pois assim ele tem a possibilidade de examinar, refletir, posicionar-se de forma crítica.( BORGES E ALENCAR, 2014)

DESENVOLVIMENTO

         Desde a segunda metade do século XX, quando as instituições de Ensino Superior são convocadas a colocar em análise seus métodos, técnicas e concepções de ensino, crescem preocupações com os processos de ensino e de aprendizagem na área da saúde. A formação tradicional em saúde, ainda hoje hegemônica, decorre das recomendações elaboradas por Flexner, em 1910, que foram amplamente difundidas e resultaram em uma espécie de modelo a ser assumido pelas instituições formadoras. Desde então, a formação em saúde adota um ensino organizado em disciplinas, centrado no professor, com atividades práticas em cenário eminentemente hospitalar, marcado pela unidirecionalidade na relação professor-estudante e pela fragmentação do corpo e da saúde das pessoas. Esse modelo é responsável pela formação de profissionais que dominam os mais variados tipos de tecnologias, mas que são pouco hábeis para lidar com as dimensões subjetivas, sociais e culturais das pessoas, e se mostra cada vez mais distanciado do atual modelo de organização dos serviços da rede pública de saúde em nosso país (BRANT, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (196.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com