TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias ativas

Por:   •  17/10/2016  •  Ensaio  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 4

1 METODOLOGIAS ATIVAS

Em conformidade com as atividades desenvolvidas no curso de especialização em Gestão da Vigilância Sanitária esse trabalho propõe-se a apresentar os movimentos da espiral construtivista, enfocando-a como uma metodologia de ensino aprendizagem importante no fortalecimento das ações educativas em VISA.

Para tanto, utilizar-se á as construções realizadas no percurso dessa especialização registradas em portfólio, bem como a proposta de projeto aplicativo enquanto produtos dessa formação elaborados na perspectiva da interpretação, intervenção e transformação da realidade, dessa forma indo ao encontro do pensamento de Caleman... [et al.] 2016 contribuindo para “uma análise qualificada dos contextos que envolvem as práticas de saúde, particularmente, o mundo do trabalho”

A espiral construtivista faz parte do elenco das metodologias ativas, portanto considera-se oportuno responder alguns questionamentos que surgiram no percurso dessa especialização.

• O que são Metodologias Ativas de Aprendizagem? (MAA)

• Quais são os modelos de metodologias que identificamos como (MAA)?

• Por que utilizar Metodologias Ativas de Aprendizagem em educação profissional em saúde (EPS)? Quais os seus benefícios?

No intuito de responder a estes questionamentos, busca-se a origem das MAAs, nesta busca, se descobre que o trabalho educacional com metodologias ativas não é algo inédito.

Identifica-se nas ideias do filósofo educador John Dewey (1859-1952), os pressupostos dessa metodologia, mas precisamente em relação a aprender a partir de problemas, que é considerado um método ativo.

Para John Dewey, na interpretação de Gadotti (2001, p.143), “a experiência concreta da vida se apresentava sempre diante de problemas que a educação poderia ajudar a resolver.”.

A proposta de Dewey está focada no aluno, que é a figura central dessa metodologia. Isso implica que o professor deve promover atividades que levem o aluno a raciocinar e elaborar os próprios conceitos, contrastados seguidamente nos conhecimentos sistematizados. Em termos de Dewey (1979, p.4): “[...] somente quando nos capacitamos da necessidade de modos de ensinar mais fundamentais e eficazes, é que podemos ficar certos de dar ao ensino escolar seu verdadeiro valor”.

Portanto, infere-se que todas as técnicas, estratégias ou procedimentos didáticos em que os alunos consigam exercer o protagonismo, e onde o professor atua como facilitador da aprendizagem, criando situações que estimulem a participação do aluno na construção do conhecimento podem ser consideradas metodologias ativas, ou como no entendimneto de Bastos (2006, p.1) são:

Processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema. É o processo de ensino em que a aprendizagem depende do próprio aluno. O professor atua como facilitador ou orientador para que o estudante faça pesquisas, reflita e decida por ele mesmo, o que fazer para atingir um objetivo.

Trata-se, portanto, de metodologias ativas de ensino aprendizagem uma série de instrumentos e atividades assim denominados: Dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de caso, metodologia da problematização (MP), Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Espiral construtivista, juri-simulado, (TBL) aprendizagem baseada em equipes, debate, entrevista, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com