TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Utilização de Metodologia Ativa no Ensino e Assistência de Enfermagem na Produção Nacional: revisão integrativa”

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 5

“Utilização de Metodologia Ativa no Ensino e Assistência de Enfermagem na Produção Nacional: revisão integrativa”

SOBRAL, Fernanda Ribeiro e CAMPOS, Claudinei, José Gomes. “Utilização de Metodologia Ativa no Ensino e Assistência de Enfermagem na Produção Nacional: revisão integrativa”. In: Revista Escola Enfermagem. São Paulo: USP, 2012. Disponível em: www.scielo.br/reeusp.

O texto em análise constitui-se enquanto um artigo publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP (Universidade de São Paulo), tendo sido esse texto extraído do trabalho de conclusão Curso “Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa”, promovido pela Universidade Estadual de Campinas, Estado de São Paulo, de autoria de Fernanda Ribeiro Sobral, enfermeira graduada pela Universidade de Campinas, e de Claudinei José Gomes Campos, professor doutor do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, trata-se de um texto pequeno, mas que faz uma revisão 28 artigos da literatura nacional, do período de 1999 a 2009, que analisa e sintetiza as publicações científicas que abordam a temática do uso das metodologias ativas no ensino e assistência de enfermagem no Brasil.

O texto é composto por cinco partes.

Na introdução é apresentado o processo de evolução histórica da educação dos profissionais de saúde, deixando claro que, em muitos momentos da história, os profissionais da saúde apresentam uma dificuldade de atuação profissional, o que, segundo os autores, devido à falta de concordância entre o que é ensinado nos curso e o que acontece na prática, o que dá origem à busca de métodos inovadores de ensino, com o intuito de integrar teoria e prática, curso e realidade, ou seja, vê-se a necessidade e a

busca de metodologias ativas, que integrem o saber da enfermagem com a prática assistencial, buscando a formação de profissionais que se preocupem com o ser humano em sua totalidade, o que leva o profissional a refletir sobre sua postura e, também, levar à uma maior preocupação, de modo a melhor planejar suas ações. Ou seja, são essenciais no processo de aprendizagem, visto que trata-se de um processo crítico-reflexivo, com interação e participação das partes (aluno e professor).

Assim, deixa claro que as metodologias ativas vão em busca de soluções de problemas, os quais se utilizam de dois tipos a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Metodologia da Problematização (MP). A partir daí, são apresentadas as características de cada tipo de problemática, demonstrando seus pontos positivos e os pontos negativos de cada uma, onde fica claro que os autores adotam como ideal, a Metodologia da Problematização. A Aprendizagem Baseada em Problemas é programada, planejada, através de um problema lançado para todos, em comum, e “tem como inconveniente a existência de um cenário de estudo virtual, onde se tenta articular conteúdos pré-definidos, o que nem sempre representa uma realidade fidedigna”(p.209). Já a Metodologia da Problematização, é baseada nos fundamentos da educação de Paulo Freire, afirmando que a mesma se trata de “um modelo de ensino comprometido com a educação libertadora, que valoriza o diálogo, desmistifica a realidade e estimula a transformação social através de uma prática conscientizadora e crítica” (p. 209). Os autores enfatizam que a metodologia da problematização tem possibilidades de “ampliar a atuação na realidade, pois utiliza um cenário real e é uma opção que não requer tantas mudanças físicas na instituição” (p. 210).

A segunda parte do artigo apresenta o tipo de metodologia que foi adotado para o estudo e elaboração desse trabalho, o qual se constituiu em uma revisão integrativa de literatura, de modo a conhecer melhor o tema, a partir do estudo de outros autores, e assim coletar os dados e apresentá-los na forma do texto em questão. Essa parte aborda os critérios de seleção das bibliografias analisadas e toda a metodologia adotada para que se desse a construção do trabalho.

A terceira parte do trabalho é composta pela apresentação dos resultados obtidos por meio da pesquisa realizada, em que, depois de uma

avaliação de inúmeras bibliografias, foram selecionadas 28, as quais comporam a análise desse artigo. Assim, a partir dessa análise, visualizou-se que não são aplicadas novas metodologias, porém, os autores identificaram que tal fato não acontece por que existem alguns pontos que interferem:

a influência de métodos conservadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com