TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do planejamento para a ação do professor para o processo de ensino e aprendizagem

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o planejamento e os planos de aula estudados neste semestre nas disciplinas inseridas neste trabalho.

Se imaginarmos, começamos a perceber que não dá pra fazer tudo no decorrer do dia asem um planejamento. O planejamento é muito importante para a vida de qualquer pessoa, tanto no lado pessoal como no cotidiano escolar. O planejar já faz parte do ser humano nos vários momentos da vida pessoal e profissional, pois construímos objetivos e somos direcionados para concretizá-los porque estamos sempre enfrentando desafios e situações que precisam de planejamento.

“O planejamento de ensino de acordo com Libãneo (2001) consiste num previsão.

O planejamento deve ser flexível e sempre adaptá-lo a realidade dos alunos, colocando em prática o que planejamos. Para o planejamento concretizado necessita ser transformado em documento, ou seja, um plano ou projeto que envolve uma ação intencional, sendo uma peática que necessita ser realizada e apresentar caráter processual.

Através deste planejamento inclui-se um trabalho intencional que desenvolve interação e utilização de objetos concretos e atividades lúdicas, com o objetivo de atingir o nível do desenvolvimento da aprendizagem geral dos alunos.

Aqui neste trabalho vamos relembrar experiências vividas em sala de aula, envolvendo situações utilizando o planejamento, Quanto mais planejamos, aprendemos que é fundamental uma aula planejada e, na prática as aulas ficam mais enriquecedoras, proveitosas e agradáveis. Aqui vamos ver experiências vivenciadas onde se dá a importância da preservação do meio ambiente, a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza; realidade percebida em sala de aula como: desperdício de papel, lixo jogado no chão, torneiras abertas nos banheiros, questionamentos surgidos em sala de aula...

Projeto que estimule uma mudança de postura diante do meio ambiente.

2 DESENVOLVIMENTO

Este projeto será trabalhado de forma interdisciplinar e vivenciada, possibilitando atividades práticas e vivências pessoais no meio que convivem os alunos.

Serão desenvolvidos diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, entrevistas, visitação as dependências da escola, principalmente ao ar livre, maquetes, plantio de mudas, teatro, exposição de trabalho e produção textual.

Objetivo Geral:

.Implantar a educação ambiental, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida, como um todo dinâmico e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

Objetivos específicos:

.Valorizar a importância da preservação do meio ambiente.

Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo a fim de reaproveita-los.

.Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio ambiente, garantindo uma melhor qualidade de vida.

.Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo, a fim a compreender a interação do homem com a natureza.

Aula 1

As questões serão construídas com a turma e serão realizadas com as famílias e vizinhos, envolverão perguntas sobre a água e o lixo. Essa tarefa deverá ser entregue no dia seguinte.

Aula 2:

Leitura e tabulação dos dados colhidos nas entrevistas; construção de cartazes, envolvendo dados coletados na entrevista.

Debate sobre as informações coletadas. Construção em grupos de um roteiro para teatro sobre o tema: Meio Ambiente, com utilização de materiais recicláveis confeccionados pelos alunos. Ensaio e apresentação dos grupos de teatro.

Aula 3:

Visitação as dependências da escola, apresentando os espaços de coleta seletiva do lixo, depois visitação ao ASPROMA. Palestra abordando temas de reciclagem, a importância deste recurso renovável, bem como o papel de cada um na sua conservação e etapas do processo de tratamento e separação do lixo, que deve ser começado e incentivado desde casa. Observar como é feita a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com