TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Interpessoais Dentro Das Creches

Casos: As Relações Interpessoais Dentro Das Creches. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL DENTRO DAS CRECHES

Josiane dos Santos Pereira

Andréia Moraes S. Soares

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Serviço Social – SES/0193

04/09/13

RESUMO:

Este trabalho vem explanar de modo impar a importância da comunicação interpessoal nas creches escolas e esclarecer o valor de se manter um relacionamento afetivo com as crianças por parte dos cuida dores, professores e das crianças entre si. Pretende esclarecer os prejuízos de um relacionamento agressivo, incompreensivo, desprezível para com as crianças por parte da instituição. Abordar a necessidade de se cultivar um ambiente harmônico a fim de desenvolver desejo de ensinar por parte do professor e de aprender por parte do aluno tendo como ponto de partida a interação entre pais e a organização como mediadores do desenvolvimento cognitivo do ser humano que se desenvolve de forma acelerada na infância e por isso se faz necessário um investimento do tempo, da afetividade, e , controle emocional e do respeito a criança para que esse objetivo seja alcançado. Um dos pontos que se pretende abordar é a relevância de se manter um ambiente arejado, colorido e interativo para que haja o processo sadio do ensino- aprendizagem já que o ambiente tem tudo haver com o desenvolvimento da comunicação entre os seres.

Palavras – chaves: Comunicação. Criança. Creche.

INTRODUÇÃO

A linguagem é o que intermedeia ações, pensamentos e emoções num processo contínuo junto ao outro, sendo fundamental estabelecer boas relações comunicativas desde o ventre.

A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto às condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage.”

É importante esclarecer que o relacionamento (comunicação) interpessoal tem como definição conhecimento das relações interno entre si próprio, ou com seu Eu interior. Nessa categoria podemos falar de autoconhecimento, auto reflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções e buscar desenvolver a inteligência emocional tão valiosa no processo da comunicação e do entendimento do outro.

DESENVOLVIMENTO

As mudanças que vão se reproduzindo no processo de comunicação da criança correm de forma gradual e contínua vão se sucedendo e se superpondo. Tudo o que acontece ao seu redor será importante nesse processo principalmente para o desenvolvimento interpessoal e a visão que ela irá desenvolver sobre o outro.

A creche vai exercer a função da extensão familiar na vida dessa criança. Ao estar inserida neste novo contexto espera se que ela gradativamente se adeque ao ambiente permitindo se relacionar com colegas e cuidadores. Nem todas que chegam a creche estão na fase verbal, uma boa parte delas se comunicam através dos gestos.

É de extrema importância que seja valorizado o desenvolvimento cognitivo da criança na creche para que não haja exigência além da sua capacidade

A linguagem é o que diferencia o homem dos outros animais e sem a linguagem seria para ele impossível demonstrar sua cultura, sua história ou ser o que ele é. Através da comunicação são compartilhados modos de vida, pensamentos, atitudes e comportamentos que podem ser feitos por meio de uma linguagem na forma verbal de acordo com cada pessoa, cultura e classe social (DEL PRETTE, 1999 )

A criança, mesmo antes de falar, utiliza-se de formas não verbais de comunicação; antes de aprender a falar a sua comunicação se faz por intermédio de seu corpo; no entanto, no momento que há manifestações da fala, essas mensagens corporais são deixadas de lado pelas pessoas que cercam a criança, como se elas não mais existissem. É preciso entender que cada criança tem seu tempo; e o desenvolvimento linguístico tem tudo haver com a subjetividade dela.

Quando os cuidadores procuram entender o tempo e desenvolvimento da criança estará contribuindo para o exercício da construção de sua subjetividade, facilitando a comunicação entre ambas as partes e promovendo segurança para expressar seus desejos e necessidades.

Se não houver esse entendimento haverá oscilação de comportamento que automaticamente influirá nas relações interpessoais das crianças na creche. Quando houver problema de relacionamento entre as crianças, pode haver desequilíbrio emocional e ruídos na comunicação.

O comportamento não verbal não apenas se ajusta à expressão linguística, como também revela a expressão de intenções e o estado afetivo das pessoas que cuidam das crianças na creche. Ela incide sobre as relações interpessoais, regulando a interação e proporcionando o contraste de atitudes e personalidades individuais.

O ambiente tem tudo haver com o processo de comunicação da criança na creche. Ambientes coloridos, com brinquedos, temperatura, relação sala de aula, ambiente agradável, cuidador, transferência de conhecimento.

Segundo White (2008) o ambiente bem refrigerado é um suporte para uma condição precisa nos processos de aprendizagem e a saúde é fundamental para fluir a relação interpessoal entre aprendente, ambiente e conhecimento que discorre neste Projeto de Assessoramento para o desenvolvimento das relações.

A fluência do conhecimento viabiliza a possibilidade de novas formas de se interagir com o ambiente, condicionando a uma acomodação cada vez mais completa e eficaz e, neste sentido, é compensador para o aprendente, que se sente mais preparado para lidar com situações novas (RAPPAPORT, 1981).

E viu que existe uma forte relação entre o ambiente e a comunicação interpessoal, sendo assim o ambiente deve ser preparado para atendê-los, quer seja o meio onde vive ou os ambientes de sala que simula um universo no qual ele faz suas diversas pesquisas e vivências. Onde a criança está inserida é fundamental para colaborar com sua formação bem como sua personalidade. Isso vai proporcionar experiências científicas e um bom desempenho da mente e em suas relações.

A competência mais importante para desenvolver o relacionamento interpessoal entre criança e adulto é o autoconhecimento deste cuidador a fim de estar sempre vigiando o que é preciso ajustar para entrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com