TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias de Informação e Comunicação TICs e seu uso na Matemática

Por:   •  7/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA.

As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em toda sociedade e são necessárias para o seu desenvolvimento. Assim também é na escola. O aluno interage com o mundo de forma atualizada, havendo necessidade de novas ferramentas para o ensino e aprendizagem. A escola precisa adequar-se as novas realidades, pois é formadora de novos cidadãos.

O atual ensino da matemática na educação básica ainda baseia-se num modelo arcaico que se identifica como professor ensina e o aluno aprende. Isto gera muitas frustrações e insatisfações, tanto por parte dos alunos, como também dos professores.

O trabalho da maioria dos docentes – e não exclusivamente dos que se dedicam à matemática – é, hoje, marcado pelo signo da frustação: os professores têm sensação de estar forçando os alunos a ir para um lugar que, aparentemente, não os atrai. (SADOVSKY, 2007, p.13)

Atualmente, o ensino da matemática, em sua grande maioria, ainda baseia-se nesse modelo pedagógico antigo e defasado, sendo inadequado à sociedade atual.

As ferramentas que se aplicam no aprendizado atual devem estar de acordo com a sociedade que está inserida, a qual é totalmente informatizada. Em virtude deste principal aspecto, faz-se necessário o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta da escola para ampliar o aprendizado.

Estudiosos do tema mostram que escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Nesse cenário, insere-se mais um desafio para a escola, ou seja, o de como incorporar ao seu trabalho, apoiado na oralidade e na escrita, novas formas de comunicar e conhecer. (PCNs – Matemática, 1997, p.34)

Nos dias atuais, os alunos convivem sofrendo influência das tecnologias, principalmente sob a óptica da comunicação e da informação. Desta forma, a escola precisa acompanhar a realidade do aluno, empregando o uso de ferramentas atuais para auxílio do aprendizado.

O uso destas tecnologias contribui para um processo de ensino e aprendizagem da Matemática, pois contribui para relativizar o cálculo mecânico e o uso de símbolos, pois estas tecnologias auxiliam a realizar estes processos com eficiência e rapidez.

 O ensino da matemática, mesmo sendo ainda um pouco frustrante para uma grande maioria, pode ser objeto de utilização destas novas tecnologias, visto que há uma enorme diversidade de TICs para sua consolidação.

Não se utilizar destes recursos tecnológicos faz com que se desenvolva uma educação dissociada da sociedade, despreparando o aluno para o convívio social. Isto apenas confirma a necessidade de se repensar sobre o ensino da Matemática.

Desta forma, cada aula planejada pode ser melhorada com a utilização destas novas ferramentas, despertando o interesse do aluno pelo aprendizado, assim como estimulando o professor a ensinar aproveitando-se destas tecnologias.

Existem uma enorme diversidade de TICs para ser utilizados como apoio no aprendizado. Desde os mais simples, como calculadora, televisão, DVD, CD, Datashow, computador, celular e alguns mais complexos como é o exemplo dos softwares.

Os softwares para fins matemáticos são programas que, através de computadores, possibilitam uma inovação principalmente visual para uma aprendizagem mais enriquecida. São exemplos de softwares matemáticos: Winplot, Maxima, Geogebra, Wingeom, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com