TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Transformações no Mundo do Trabalho

Por:   •  3/8/2016  •  Resenha  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
GRADUANDO: DOUGLAS RODRIGUES

Resenha

  A analise decorrente nesse texto tem como objetivo descrever o cronograma histórico e as devidas transformações ocorridas no mundo do trabalho. Com isso foram abordados temas, que desbravam esse mundo, desde a sua origem até os dias atuais.

 O texto ¨ O que é trabalho ¨ de Suzana Albornoz, responde perguntas como: O que a palavra trabalho significa? O que o trabalho tem sido? O que o trabalho está sendo? Mas algo muito importante destacado é o surgimento do trabalho humano, pois a autora descreve os primórdios dessa atividade, como uma similaridade com o trabalho animal. O trabalho surgiu da necessidade do homem se alimentar,  por isso a comparação com os outros animais, pois todos trabalhavam movidos pelo instinto. O estilo de vida da época favoreceu. Por serem nômades o deslocamento em busca de alimento caracterizava o trabalho por instinto e subsistência.

Como estagio consecutivo, temos o surgimento da agricultura fazendo com que os grupos mantivessem lugar fixo. Nesse período junto com a origem do plantio provavelmente houve a noção de propriedade e, como consequência  a junção dessas descobertas surge o produção excedente. Nesse período há uma transição histórica no cenário do trabalho, pois o homem não mais trabalha apenas por subsistência e sim com o objetivo de se alimentar e trocar os seus excedentes caracterizando o surgimento de outro tipo de trabalho, o comércio.

Após o surgimento do comercio temos a aparição da moeda e à medida que o tempo passa, acompanham-se as inovações tecnológicas. O divisor de águas no mundo do trabalho veio com as revoluções indústrias, pois temos a migração da população rural para a zona urbana. Pessoas largam suas vidas no campo em busca de prosperidade no chão das fabricas.

Antes de falar da era do trabalho industrial é imprescindível comentar sobre o significado da palavra trabalho e o que é trabalho para alguns estudiosos do assunto, pois é nesse contexto que surgem tais conceitos.

Suzana Albornoz(1994)  ressalta que na linguagem cotidiana a palavra trabalho tem muitos significados. Embora apareça compreensível, como uma das formas elementares de ação dos homens, o seu conteúdo oscila. Ás vezes carregada de emoção, lembra dor, tortura, suor do rosto, fadiga.

Com relação ao que o trabalho representa para o individuo, Platão afirmava, que o cidadão deveria ser poupado do trabalho, já  Aristóteles considerava uma atividade inferior que impedia as pessoas de possuírem virtude. É de nosso saber, que existem dois tipos de trabalho, o intelectual e o físico e que em qualquer que seja a atividade os dois são utilizados.

No cenário industrial, é possível notar a evolução do capitalismo e da desigualdade social invadindo as ruas das cidades, e um destaque especial, para a aparição de três tipos de organização o trabalho: Taylorismo, Fordismo, e o Toytismo. Guiados pelos pensamentos filosóficos de Frederick W. Taylor os patrões consideravam operário, que muitas vezes eram crianças e mulheres, pois eram a mão de obra mais barata, como maquinas, e, no entanto a exploração psicologia e física tomavam conta das indústrias da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com