TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atapa 1 Gestão Do Conhecimento

Exames: Atapa 1 Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Gestão do Conhecimento (GC) tem como objetivo permitir que o conhecimento da empresa aumente de forma significativa, resultando assim na eficiência durante a resolução de problemas do cotidiano, criando assim uma vantagem competitiva em relação ás demais empresas que não adotam essa ferramenta como um meio de gerir.

Gestão do Conhecimento é considerado atualmente como um dos mais modernos meios de gerir uma empresa. GC é um “recurso” que proporciona à empresa e para seus colaboradores produtividade, satisfação e sucesso. A socialização do conhecimento só traz benefícios para as empresas.

Para Saulo Figueiredo, GC é um modelo de gerir dedicado a aumentar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual, para Valentim M. P. é GC é um conjunto de estratégicas para adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento com o objetivo de auxiliar na geração de idéias, resolução de problemas e tomada de decisões.

Uma grande característica de Gestão do Conhecimento é o trabalho em equipe, pois uma experiência individual é passada de um indivíduo para o outro, podendo assim aperfeiçoar e criar novas possibilidades de sucesso.

Um dos grandes motivos para a aplicação da ferramenta Gestão do Conhecimento nas empresas, é que atualmente vivemos em um tempo que tudo está ligado à tecnologia, pessoas se comunicam de todos os lugares do mundo usando somente recursos tecnológicos. Para Gestão do Conhecimento, a relação de um indivíduo com o outro, o conhecimento de suas respectivas culturas e seus conhecimentos pessoais, quando se trabalha em equipe é possível que os indivíduos relacionados, transmitam entre si, esses conhecimento, criando assim não só uma vantagem para a empresa, mas também para seus colaboradores.

Gestão do Conhecimento utiliza do conhecimento tácito ou explicito existente para dar respostar às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento, por isso existe a necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais que tem como ferramenta básica o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões do futuro que irão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento de médio ou longo prazo.

Na Gestão do Conhecimento fala-se muito de capital intelectual, que se define como o conhecimento e experiência aplicada no dia a dia das empresas, tecnologia organizacional. Capital intelectual tem como característica também ativos intangíveis, ou seja, o conjunto de contribuições não materiais que é o principal meio ativo das organizações.

A organização deve dar mais importância às pessoas do que para os bens tangíveis, pois são os colaboradores da empresa que possuem os conhecimentos mais valiosos sobre como alcançar melhores resultados, como identificar problemas e solucioná-los, enquanto os equipamentos e recursos internos são os grandes coadjuvantes para o tal fim.

Os dois meios básicos de conhecimento que podem ser aplicados por nós como já citado anteriormente são o tácito e o conhecimento explícito. O conhecimento explícito é utilizado por meio de palavras, registrado e documentado através de e-mail, protocolos, livros, artigos, comunicados etc. Quando se fala na funcionalidade de um sistema ou das etapas de produção também estamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com