TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativ1_o Estado E Os Problemas Contemporaneos

Dissertações: Ativ1_o Estado E Os Problemas Contemporaneos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 3

AD 1 – Estado e Problemas Contemporâneos

1- Com base na leitura da unidade 1 do material, comente a afirmação: “A existência de grandes contingentes abaixo da linha da pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.”.

O problema da quantidade de pessoas abaixo da linha da pobreza, se deve ao fato da má distribuição de renda, da diferença social e não da renda como um todo do país. O que gera este problema para a sociedade brasileira é o fato de uns ter muitos, outros o necessário e já uma quantidade considerável, não possuir o mínimo necessário para sua sobrevivência ou pelo menos viver dignamente.

A desigualdade social no Brasil afeta uma porcentagem grande da população, estando em nível inferior de renda que se precisa para sobreviver, e que ainda não possui condição mínimas de saneamento básico, moradia, alimentação, transporte, saúde e etc.

Os desequilíbrios sociais tem se agravado, como o aumento das populações marginais nas cidades e os desníveis de renda da população empregada na agricultura em relação à empregada na indústria. Isto quer dizer que muitos fatores estão contribuindo ainda para que esta diferença continue e nosso pais não se torne um local onde a divisão da renda é de forma homogênea.

2- Ainda com base na leitura da unidade 1, faça uma análise sobre as relações entre o modelo de proteção social instaurado no Brasil na Era Vargas e as desigualdades sociais que encontramos hoje no País.

No Brasil as ações voltadas para a área dos direitos sociais só passaram a fazer parte da política no início da década de 1930, no início da Era Vargas, esse modelo de proteção social instaurado foi alavancado pelo processo de industrialização e urbanização do país. Essa industrialização do país, trouxe tanto mudanças na estrutura territorial do país, quando na organização da sociedade, porque havia mais empregos nas cidades e as pessoas eram atraídas por este fato. Assim a quantidade de empregados industriais cresceu e também a concentração de pessoas nas cidades industrializadas. Desta forma o poder foi centralizado e foram criados e posteriormente instituídos estes projetos que foram estendidos também para os Estados.

O problema deixado pela “Era Vargas” é o da exclusão do mercado de trabalho. Essas pessoas excluídas, tanto do mercado de trabalho quanto da sociedade, dependem diretamente da assistência da sociedade e do Estado nos direitos básicos tais como saúde, educação, habitação, segurança.

Além disso herdamos a tendência às políticas sociais que possuem características meritocráticas e os programas de assistência social que parte da população. São poucas as ações e muitas as demandas sociais que não possuem representatividade para figurar nas agendas públicas para se tornarem foco de políticas públicas. Muitas questões e problemas sociais são desconsiderados ou ignorados pelo Estado.

A rede de proteção social foi ampliada e sistematizada, na tentativa de diminuir as desigualdades e a miséria instaurada, mas que também é fruto de políticas anteriores voltadas ao crescimento econômico sem desenvolvimento humano.

As desigualdades sociais estão sendo combatidas ainda de modo muito tímido. Seria importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com