TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado E Problemas Contemporaneos

Exames: Estado E Problemas Contemporaneos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA – EAD

DISCIPLINA DE O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO SEMANA 2

HAMILTON LUIS DA SILVA FERNANDES

JUNHO/2014 

O Programa de Saúde da Família foi proposto como uma das estratégias para fortalecer e possibilitar a concretização dos princípios do SUS, universalidade, integralidade e equidade; e das diretrizes, descentralização e participação da comunidade.

A universalidade no acesso aos serviços de saúde do SUS, condição fundamental para a eqüidade, é garantida pela gratuidade dos serviços de saúde, evitando-se, assim, que situações econômicas desvantajosas possam dificultar o seu alcance. Essa igualdade no acesso pressupõe que exista um sistema no qual o setor público tem importante participação e que faça corresponder a distribuição dos serviços de saúde ao perfil de necessidades das populações. Distribuir igualmente, somente levando em conta o quantitativo da população de cada área, na prática, leva à má distribuição e não permite o alcance dos grupos sociais mais vulneráveis.

Dessa forma, fica evidente a importância do desenho do modelo assistencial local para a redução das desigualdades sociais na utilização de serviços de saúde, remetendo a discussão ao modelo do Programa de Saúde da Família (PSF).

O programa centra sua atenção na família, entendida e percebida a partir de seu ambiente físico e social, o que possibilita às equipes do programa uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e da necessidade de intervenção que vai além das práticas curativas. Esta estratégia está estruturada a partir da unidade de saúde da família com equipe multiprofissional, que assume a responsabilidade por uma determinada população a ela vinculada e desenvolve ações de promoção e de prevenção da saúde, tratamento e reabilitação dos agravos.

Especificamente no que diz respeito a cidade do Rio Grande no PSF atuam 20 equipes do Programa, 132 agentes de Saúde, 20 médicos, 20 enfermeiros, 25 auxiliares, três agentes administrativos e pessoal de coordenação e supervisão. O Plano dá cobertura para 34% da população do município, equivalente a cerca de 20 mil famílias, ou seja, aproximadamente 85 mil pessoas recebem o atendimento contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações com a qual trabalha e, principalmente, causando impacto na melhoria da qualidade de saúde do município.

Acredito que o PSF no município introduziu uma visão ativa da intervenção em saúde, uma vez que não se espera que as pessoas busquem os serviços, e sim que os serviços busquem as pessoas, sendo um instrumento de reorganização da demanda. A intervenção centrada na família e na comunidade, sem a preocupação de se discutir aqui as questões decorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com