TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade final PLI

Por:   •  29/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  1.556 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE

FORMAÇÃO PELA ESCOLA

MÓDULO–PLI

OS PROGRAMAS DO LIVRO NOS CONTEXTOS ESCOLARES

Francisco Hélio Assis de Sousa

Eliete Alves de Lima

Cárita Cristina Saturno Moreira

BOM SUCESSO

2015

Francisco Hélio Assis de Sousa

Eliete Alves de Lima

Cárita Cristina Saturno Moreira

OS PROGRAMAS DO LIVRO NOS CONTEXTOS ESCOLARES

Trabalho apresentado a Tutora do Programa Formação pela Escola, como requisito para conclusão do Módulo Programa do Livro Didático -PLI

Tutora: Rejane Maria da Silva

BOM SUCESSO - PB

2015

SUMÁRIO

1 –INTRODUÇÃO.................................................................................................

2 - OBJETIVO GERAL........................................................................................

3 - METODOLOGIA

4 - ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA..................................................................

4.1- ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS......................................

5 - CONCLUSÃO................................................................................................

6 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.......................................................

1. INTRODUÇÃO

As políticas públicas voltadas para os programas do livro têm atendido a milhares de alunos, professores, bem como a comunidade escolar por meio de materiais pedagógicos como livros didáticos e de literatura, dicionários, obras em braile e revistas de caráter pedagógico, dentre outros.

O projeto de pesquisa a seguir surge dos questionamentos feitos em relação aos fatores integrantes do Programa do Livro e a todos aqueles que a ele estão relacionados como gestores, professores, alunos e pais.

Há que se verificarem os aspectos positivos e negativos dos programas, questões como a escolha de livros, distribuição, entrega e a participação dos órgãos envolvidos. Portanto, é importante retratar algumas situações de aplicação do programa do Livro dentro da comunidade escolar.

Alguns educadores destaca o livro didático como a solução para um dos grandes problemas na atualidade: a alfabetização, pois é um recurso que “facilita” a ação do professor e torna-se “fonte de conhecimento” para os alunos. Porém, seria sempre possível dar um significado ao conteúdo do livro didático? Para alguns estudiosos o meio sociocultural em que o aluno vive é uma fonte rica de saberes que poderão auxiliá-la no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ou mesmo a tecnologia.

O livro é uma fonte rica de saberes, porém é necessário proporcionar espaços de discussões, de elaboração de ideias próprias, que venham a favorecer e fortalecer o processo de crescimento cognitivo, formando parceiros de um processo social que levará ao crescimento tanto dos professores quanto dos alunos, superando o saber mecânico repassado pela escola atualmente.

Este projeto justifica-se pela relevância do tema e pela necessidade de ser abordado por todos os que integram o processo educativo, levando em consideração as realidades socioculturais, já que sofre interferência nesse contexto. A paixão pelos livros é despertada por meios estratégicos de incentivo à leitura, através de métodos que devem ser desenvolvidos com base na faixa etária de cada criança ou adolescente. Dessa forma, o papel dos pais e da escola é como em todas as outras áreas da vida, de suma importância para proporcionar o acesso à leitura.

2. Objetivo Geral

Analisar estratégias utilizadas para escolha, distribuição e a participação de todos os envolvidos no processo de apropriação do livro, estabelecendo diversas possibilidades de incentivo, com fins de encaminhá-los a um melhor aproveitamento na escola, bem como na sua vida pessoal.

3. Metodologia

Este trabalho configura-se em um estudo de caso, que pode ser conceituado a partir de uma unidade de análise, como agência, uma instituição, uma comunidade, uma sala de aula, dentre outros. A presente pesquisa se insere numa abordagem qualitativa de caráter descritivo e reflexivo, utilizando-se como fonte principal os dados obtidos a partir da aplicação de um questionário. Contudo, buscamos ainda compreender a partir da descrição e observação dos dados, acompanhar a execução dos Programas do Livro na tentativa de conhecer sua história, objetivos, público alvo, tipos de obras distribuídas por cada programa, dentre outros dados.

Foram elaborados dois questionários: um para os estudantes do nível fundamental e outro para professores que atuam neste nível de ensino e no ensino médio. Nas questões foram solicitados aos sujeitos de pesquisa que se manifestassem sobre a importância dada ao livro didático pelos professores na preparação e desenvolvimento de suas aulas e quais as contribuições na formação dos estudantes.

Com base nas discussões feitas no encontro presencial do PLi, com o auxílio da tutora do programa, Rejane Maria, procuramos compreender parte do fenômeno educativo a partir da obtenção do livro didático e sua relação com o meio em que está inserido. Ainda, no intuito de adquirir maior consciência sobre sua importância, buscamos através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com