TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares Atividade

Por:   •  17/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: FERNANDO KOGITSKEI

Curso: Técnico de Qualidade

Componente Curricular: TQU - Módulo III - Atividades Complementares Presenciais III

Professor (a): Janaine Santos Lopes

Atividade nº: 01

POLO: SENAC PORTÃO

LOCAL E DATA: Curitiba, 11/01/2024


-1- Identificação da empresa

Nome da empresa: Aethra Sistemas Automotivos S.A

Endereço: Rua Carolina, 51. Morro do Valente Betim - MG.

Atividade: atende às principais montadoras automotivas no mundo, fornecendo engenharia e produtos de alta tecnologia, autopeças e sistemas para a indústria automobilística e aeroespacial.

Missão: Desenvolver e fornecer produtos, serviços e tecnologia no setor automobilístico, liderando com qualidade e competitividade, tecnologia de ponta a nível internacional superando as expectativas de nossos clientes, equipes e acionistas, sempre valorizando o homem e promovendo o crescimento contínuo.

Visão: Um sonho que pode ser realizado com a participação de uma boa equipe, através de uma organização forte e determinada, projetando, hoje, a indústria de autopeças, antecipando a evolução natural no campo dos transportes.

-2- Descrever informações sobre a empresa

Data de início das atividades da empresa: 08/01/1992

Histórico da empresa: a empresa está no mercado há mais de 30 anos, fundada com nome Hammer, dava início a fabricação de peças estampadas. Com o aumento da demanda a Aethra criou novas unidades para fabricação de componentes estampados quanto a fabricação de ferramentais para produção de estampados tornando se uma das maiores em construção de ferramentais de grande porte da América Latina, mais tarde passou a fornecer conjuntos soldados e desenvolver produtos promovendo o crescimento de sua atuação na área de engenharia, ferramentaria e expansão da produção seriada. A partir de 2003 começou a produção de cabines para caminhões se tornando grande desenvolvedora em veículos com serviços de engenharia e construções de softoolings, protótipos, corte a laser 5D, desenvolvimento dos ferramentais definitivos, linhas de solda, montagem e a produção seriada com logística Just in Time no Brasil.

-3- Políticas da Empresa

Política da Qualidade

SATISFAZER AS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES, FORNECENDO PRODUTOS E SERVIÇOS COM QUALIDADE E TECNOLOGIA

Política Socioambiental

Ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.

Programa de Gestão da Qualidade

A empresa possui os quadros Gestão á Vista, que entre as informações ali expostas estão todos os indicadores do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), onde as equipes os utilizam para avaliar seu desempenho e elaborar estratégias para o alcance das metas e suas melhorias. Um bom entendimento dos indicadores é de fundamental importância para alcançar a eficiência e eficácia nos processos, uma vez que todos têm responsabilidades sobre eles. São indicadores coerentes com a política da qualidade, diretrizes da Presidência, com as expectativas e necessidades dos clientes e demais partes interessadas. Os resultados são mensalmente analisados em reuniões de Planos de Metas pela direção.

Em 2016, a International Automotive Task Force (IATF), grupo de fabricantes do setor automotivo que trabalha em favor da melhoria da qualidade dos produtos ofertados pela indústria, publicou a primeira versão da norma de gestão da qualidade IATF 16949:2016, baseada na ISO 9001:2015 e que vai substituir a ISO/TS 16949:2009. Essa norma é composta por 189 requisitos que são aplicáveis nos processos de SGQ da Aethra, onde vale destacar dois requisitos "Requisitos específicos de clientes" e "Melhoria contínua".

Para estar atendendo as exigências com a melhoria contínua a empresa incorporou ao seu SGQ uma versão simples do programa AESYS (Aethra System Production - Programa de manufatura enxuta da Aethra, que se baseia em três elementos fundamentais: atuação sistêmica para combater perdas, desperdícios e as ineficiências dos processos; uso de métodos disciplinados; e o envolvimento das pessoas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com