TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da atividade: Supervisão escolar

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição da atividade

A Organização de ações coletivas visando à superação dos problemas da escola sejam eles estruturais, organizacionais e pedagógicos vai ao encontro das disposições que orientam a escola democrática. Cite três ações articuladas pelo supervisor escolar onde haja a possibilidade de participação de todos. Descreva minuciosamente cada uma delas e o porquê delas ocorrerem na escola.

O supervisor escolar é de extrema importância, tanto para a implementação de um currículo inovador, quanto para o sucesso da gestão escolar.

Para que haja sucesso na escola é necessária à participação, a cooperação e a interação de todos os profissionais que nela trabalham, independentemente da função que exerce. Todos devem trabalhar visando o mesmo objetivo que é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Na escola atual, existem grandes diferenças sociais, econômicas e culturais, por issso, há necessidade de uma rápida adaptação da escola para atender as diferentes necessidades da sociedade. Para que isso ocorra é necessária à participação de todos na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), e caberá à supervisão escolar organizar e coordenar para que o objetivo do PPP seja alcançado.

Portanto, podemos citar o Projeto Político Pedagógico (PPP) como sendo uma das ações articuladas pelo supervisor escolar, onde a participação coletiva se faz necessária, pois é este projeto que garante a sobrevivência e o sucesso das instituições escolares. Devemos lembrar que este documento tem vários nomes: Planejamento Pedagógico, Proposta Pedagógica, Projeto Político Pedagógico (PPP), Projeto Pedagógico, Projeto Pedagógico Curricular ou Plano da Escola.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), no seu 15º. Artigo dá a escola uma progressiva autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Essa autonomia permite elaborar seu próprio plano de trabalho de modo a atender as necessidades da sociedade.

No 13º. Artigo, entre outras incumbências, diz que os professores devem participar da elaboração do PPP da escola e cumprir o plano de trabalho. Porém essa exigência legal ainda precisa ser transformada em realidade nas nossas escolas.

Segundo Libâneo (2004) o PPP detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola.

Este documento deve estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, integradas as normas do sistema nacional ao qual ela pertence. Expressar a identidade da escola sempre de acordo com a realidade na qual ela está inserida. Definir coletivamente os objetivos que a escola pretende alcançar.

Ele deve estabelecer os princípios que orientarão o trabalho de todos da escola e criar um parâmetro de acompanhamento e avaliação deste trabalho escolar, ou seja, ele engloba não só as questões pedagógicas, mas também as financeiras e administrativas.

O supervisor deve auxiliar na reflexão coletiva da escola sobre o planejamento de trabalho, levantando alguns pontos fundamentais que devem inspirar o PPP da escola, tais como: número de alunos por classe, número de alunos evadidos, número de alunos em recuperação etc.

A partir destes dados pode-se constatar a real situação dos alunos e então traçar metas para mudar a situação, a favor dos alunos.

O supervisor juntamente com o coletivo da escola definirá os objetivos, metas, meios, recursos, para um PPP de qualidade e democrático visando sempre à formação plena do indivíduo.

Também cabe a supervisão organizar e planejar os momentos de formação continuada dos professores.

A formação continuada visa agregar novas competências e habilidades pedagógicas e novos conteúdos curriculares aos professores, levando-os à autoaprendizagem e a aprendizagem colaborativa, pois, o aperfeiçoamento do professor amplia e qualifica a apredizagem dos alunos.

No ambiente educacional, a formação não abrange apenas os professores, mas, também diretores, administradores, etc. A formação continuada tem entre seus objetivos atualizar os profissionais em termos de novas metodologias, porém, apenas conhecer novas teorias não é o suficiente; é preciso que os professores relacionem-as com seu conhecimento prático e com suas experiências. NÓVOA, (1992); PERRENOUD, (2000).

Pois, conforme Sousa (2008, p.42):

¨Ser professor hoje, significa não somente ensinar determinados conteúdos, mas sobre tudo um ser educador comprometido com as transformações da sociedade, oportunizando aos alunos o exercicio dos direitos básicos à cidadania ¨.

Nascimento apud Oliveira (2008, p.14) constata que ¨a maioria dos profissionais da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com