TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECI - Gestão do Conhecimento

Artigo: SECI - Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

SECI - Gestão do Conhecimento

O SECI se baseia num modelo inovador de gestão do conhecimento ela foi codificada por um professor japonês chamado Ikujiro Nonaka , SECI significa: socializar o conhecimento tácito, expressão, combinação e integração ela se desenvolve em um contexto japonês de Ba definido Por Nonaka como espaço compartilhado em movimento , quando uma comunidade de conhecimento se reúne a partir de um interesse todos por uma estratégia geral pode surgir produção de conhecimentos operacionais a partir daí também surgem vários espaços relacional que pode ser classificado como :físico , hibrido , ou virtual e os componentes concordam de forma implícita ou explicita eles se transpõem quanto as necessidades um dos outros para realizar por meio do conhecimento que pode se revelar por meio das características de produtos , serviços ou um ser.

O Modelo SECI ajuda a entender que os conhecimentos tácitos e explícitos agem dialeticamente. O processo de criação de conhecimento pode ser representado por um espiral interminável, onde existem quatro modos de conversão do conhecimento, que são classificados como:

 Socialização: Conversão do conhecimento tácito em tácito .Que pode ocorrer normalmente nas reuniões informais podendo ir além das organizações. A empatia é um fator muito importante.

 Externalização: E a conversão do conhecimento tácito em explícito por intermédio de articulação para que todos possam compartilhar o conhecimento. A metáfora e a analogia são frequentemente utilizadas.

 Combinação: De explícito para explícito. Se o corre quando os indivíduos são conectados para criarem conhecimentos sistemáticos que serão passados para os membros da organização.

 Internalização: É a incorporação do conhecimento explícito ao tácito, está ligada ao “aprender fazendo”. Os conhecimentos de produtos e procedimentos de fabricação (explícito) são atualizados através da ação e da prática. *Por Pierre Fayard http://sbgc.org.br/sbgceduc/?p=635

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com