TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Controladoria

Trabalho Escolar: Atps Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DA CONTROLADORIA

NO SETOR FINANCEIRO DE UMA PEQUENA EMPRESA –

MODESTO PRODUTOS IMOBILIÁRIOS.

RESUMO

O presente trabalho apresenta a proposta da controladoria como forma de apoio a gestão da pequena empresa. No estudo de caso realizado na Modesto Produtos Imobiliários, uma empresa de incorporação e construção civil de Irecê- BA foram estudadas as informações geradas e utilizadas na empresa, focando a necessidade da diretoria em relação ao setor financeiro. Prezando a confiabilidade e transparência nos dados, em virtude do relacionamento da empresa com investidores e o ambiente externo, buscou-se formas de melhorar a qualidade das informações internas e facilitar a obtenção das mesmas com uma reestruturação do Sistema de Informação da empresa. Implantadas essas melhorias, a controladoria poderá beneficiar a empresa na confiabilidade das informações, gerando relatórios em tempo reduzido, análises mais precisas e consequentemente uma maior competitividade no mercado em que a empresa está inserida.

Palavras-chave: Controladoria – Relatórios gerenciais

INTRODUÇÃO

Em 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 2,3% e o produto da construção civil 4%, portanto, o setor da construção civil demonstra fôlego novo e perspectivas favoráveis para o futuro. Este novo cenário é resultante da queda de juros no país, a expansão do crédito imobiliário e resoluções incentivadoras no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) divulgado em Janeiro de 2007. Segundo o SEBRAE a Copa do Mundo de 2014 foi o principal impulsionador que trouxe também desafios gigantescos para diversos setores, entre eles o principal é o ramo da construção civil. Estudos apontam que o setor tanto no cenário local, quanto o nacional mostra um crescente crescimento, ao qual o Brasil realmente vive o boom da construção civil. O crescimento da concorrência no setor é responsável pela busca da diferenciação dos produtos. A questão do gerenciamento financeiro dos projetos e principalmente da empresa assume maior importância em empreendimentos que buscam recursos externos e prestam conta aos investidores.

Para empresas brasileiras de capital aberto, aplica-se a regulação da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), que estabelece maiores responsabilidades à alta administração das empresas. Essa lei foi promulgada em 2005 após fraudes contábeis em empresas de capital aberto norte-americanas. Para os bancos, a

aplicação dos Princípios da Basiléia, direciona para uma supervisão bancária eficaz e garante o controle de procedimentos e informações.

Para o Dieese, os investimentos públicos e privados, além de programas como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o MCMV (Minha Casa, Minha Vida), estimularam o crescimento do segmento em 2010 e são os fatores que devem ajudar a compor um cenário positivo para o setor a partir de 2011, apesar de uma possível redução no ritmo de consumo. Além disso, o estudo cita a Copa do Mundo esse ano de 2014 como um dos pilares para o crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com